Cultura

CRIAÇÕES E EXPERIMENTOS DE WALTERCIO CALDAS NO PALACETE RODIN BAHIA

veja
| 13/07/2010 às 09:26
Paisagens, de Waltercio Caldas, no Palacete das Artes, até 15 de agosto
Foto: Márcio Lima

 

Pela primeira vez, o público baiano pode conhecer de perto as criações e experimentos de Waltercio Caldas - os objetos-esculturas que o alçaram à condição de um dos mais reconhecidos e respeitados artistas contemporâneos do país. "Paisagens, Etc" em cartaz até o dia 15 de agosto, no Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça, Salvador), apresenta um panorama de sua trajetória artística, com obras realizadas desde a década de 70, até quatro peças inéditas, elaboradas especialmente para esta exposição, inclusive uma homenagem ao escultor francês "Rodin Sem Bronze".


Na mostra, Waltercio estabelece uma relação entre suas criações, normalmente de grande porte, e a arquitetura da Sala. "Meu trabalho não acaba quando a obra está pronta, mas somente na montagem, no diálogo que surge entre o objeto e o local, e entre as próprias obras, quando colocadas lado a lado. Para mim, é como se eu estivesse esculpindo o espaço", explica.


Waltercio é o segundo artista a participar do Programa Quarta Dimensão, da Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC), que reúne nomes já consagrados no circuito internacional das artes visuais, todos tendo a tridimensionalidade como característica comum. O Programa busca provocar a relação entre o trabalho destes artistas contemporâneos e as obras de Auguste Rodin, mestre da escultura moderna, expostas no Casarão do Palacete. Antes de Waltercio, as obras do baiano Mario Cravo Neto foram as primeiras a serem expostas. Tunga e José Resende são os próximos a participar do Quarta Dimensão.