Cultura

OLÍVIA SANTANA LAMENTA MORTE DE MESTRE PREGO

Vide
| 06/07/2010 às 16:45
Mestre Prego foi um importante ícone cultural do Pelourinho
Foto:

Mestre Prego do Pelourinho, um dos precursores do samba reggae, que já comandou as baterias do Ilê Aiyê e do Olodum, morreu no dia 3 de junho, aos 66 anos de idade, em decorrência de complicações pós-cirurgia cardíaca. A vereadora Olívia Santana (PCdoB), na sessão de terça-feira (6) da Câmara Municipal de Salvador, apresentou Moção de Pesar pela "grande perda para a cultura baiana, pois Mestre Prego era uma referência do nosso Centro Histórico".

Olívia frisou que ele foi mestre de Neguinho do Samba e de tantos outros expoentes da percussão na Bahia. Valter Aragão França, o Mestre Prego do Pelourinho, comandava desde 1986 o projeto Meninos do Pelô, ensinando percussão a crianças carentes da comunidade do Centro Histórico. Os ensaios, na Ladeira do Maciel, costumam atrair centenas de baianos e turistas.

O projeto foi criado a partir da experiência como diretor da Banda Mirim do Olodum, nos anos de 1975 e 1976. Além do Ilê e do Olodum, Mestre Prego tocou percussão também nos blocos Comanches do Pelô, Filhos de Gandhi, Corujas, Internacionais, Vai Levando, Lords, Alvorada, Alabê, Ébano, Arca de Olorum, Epaualê e Troça Africana.