Cultura

SEXTA-FEIRA (11) COMEÇA O SÃO JOÃO DA BAHIA NO CENTRO DE SALVADOR

Vide
| 09/06/2010 às 15:21
A primeira noite de São João nas praças Castro Alves, Municipal e no Centro Histórico de Salvador promete agitar o público ao som do melhor do forró pé-de-serra, misturado ao baião, ao arrasta-pé tradicional do Nordeste e tudo o mais que há de típico na cultura regional. Gilberto Gil, Estakazero e Cicinho de Assis têm pelo menos uma coisa em comum: garantem que Luiz Gonzaga será o grande homenageado nesta sexta-feira (11), na Praça Castro Alves.

Os shows gratuitos seguem até o dia 26 de junho, com quase 200 atrações, distribuídas entre o palco principal, na Praça Castro Alves, o Coretão do Terreiro de Jesus e as praças Municipal, Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d'Água. "Isso forma o caminho da roça dos festejos na capital", afirma o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm.

A expectativa da Setur é que este ano as operadoras e agências de viagem comercializem 40 mil pacotes para a Bahia durante os festejos juninos.

Programação - O cantor Cicinho de Assis, o Sanfoneiro da Bahia, abre a primeira noite de apresentações na Praça Castro Alves. Embalado pelos acordes da sanfona, o músico promete deixar o público animado no início da noite com sucessos que marcaram época nas festas juninas pelo interior baiano.

 Logo em seguida, quem sobe ao palco da Praça do Poeta é Gilberto Gil, que faz questão de salientar a satisfação em cantar para um público misto. "Tenho feito muitos shows para públicos diversificados e gosto muito da mistura", lembra. Na capital baiana, Gil, que é natural de Ituaçu, se sente em casa. Sobre o repertório, o artista ressalta que esse será o lançamento do novo trabalho, Fé na Festa, completamente dedicado às músicas de São João. "Cantarei músicas do CD novo e ainda outras dos gêneros xote, baião, além do repertório de Luiz Gonzaga e outros craques do estilo", garante.

Quem fecha a noite de shows no palco principal são os meninos da Banda Estakazero, que se apresentam pela terceira vez no projeto. No repertório, todo o set do novo álbum, em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, além de iluminação e cenários novos, tudo pronto para agradar ao público vindo das redondezas e da capital.

"A nossa expectativa é a melhor possível! Estamos agora na Praça Castro Aves, que é também um lugar mágico e com certeza estará apto a receber os shows", explica o vocalista da Estakazero, Léo Macedo. Sobre dividir a noite com Gil, Léo completa: "É um prazer e uma emoção imensas poder cantar ao lado do grande mestre que é Gilberto Gil. A gente está muito feliz!", conta.

Praças - O forró no Centro Histórico não se resume apenas aos shows no palco principal, localizado na Praça Castro Alves. A Praça Municipal, o Coretão do Terreiro de Jesus e as Praças Tereza Batista, Pedro Arcanjo e Quincas Berro d'Água também contam com programação para os forrozeiros.

Nesta sexta-feira, quem se apresenta na Praça Municipal, onde acontece o concurso de quadrilhas, é Tenison Del Rey e a banda Sarapatel com Pimenta. No Terreiro de Jesus, o público curte os shows de Trio de Tenilson Gonzaga e Trio do Forró. Já na Praça Tereza Batista, acontece o Encontro de Sanfonas de 8 Baixos. Na Praça Pedro Arcanjo, Jerimum Assado e Ana Costa fazem a alegria do público, que ainda pode curtir Forró Massapé e Evandro Oliveira no Largo Quincas Berro d'Água.

Além da programação na capital, cerca de 400 cidades do interior contam com festas em homenagem aos santos do mês de junho.