Cultura

MOSTRA DE ARTESANATO COM RECICLÁVEIS LEMBROU O DIA DO MEIO AMBIENTE

Vide
| 09/06/2010 às 18:00
Dia do Meio Ambiente é comemorado com artesanto no HGRS
Foto: Berna Farias

Em modelos e cores diversas, dezenas de colares, brincos e pulseiras chamaram a atenção, principalmente, das visitantes e funcionárias do Hospital Geral Roberto Santos, na mostra realizada hoje (quarta, 9) na área de entrada do hospital. Mas nem só a vaidade feminina foi privilegiada: na mostra promovida em parceria entre o HGRS e a cooperativa Camapet, chaveiros, brinquedos, peças de decoração e utilitárias também atraíam os olhares e a curiosidade. Afinal, era tudo feito com material reciclável, tendo como base as embalagens tipo garrafas PET.

O evento, promovido pela Comissão de Garantia Ambiental (CGA) do Hospital Roberto Santos, é alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente, transcorrido no dia 5 de junho. A presidente da Comissão, Fátima Dumet, coordenadora de Higienização e Lavanderia do HGRS, disse que, além de marcar a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, a mostra é uma forma de promover a conscientização a respeito da importância da reciclagem para minimizar o impacto do consumo sobre a natureza.

Conscientizar também é um dos objetivos da Camapet, uma entidade que utiliza a coleta e reciclagem de materiais em um trabalho de inclusão de jovens da Península de Itapagipe. Jovani Bispo, de 22 anos, que trouxe a mostra para o HGRS, é um desses jovens. Há seis anos, trabalha na Camapet, onde ele e outros mais de 20 rapazes e moças desenvolvem múltiplas atividades. "Fazemos desde a coleta, até a separação do material, confecção da peça, administração da cooperativa", disse Jovani.

A mostra no Hospital Geral Roberto Santos também faz parte da estratégia de trabalho da cooperativa. "Nós vamos a órgãos públicos, associações, escolas, e outros lugares. Onde houver espaço para divulgar o trabalho, nós realizamos não só a mostra, mas também oficinas e palestras", completou. Este ano, a Comissão de Garantia Ambiental do HGRS teve, como tema para o Dia Mundial do Meio Ambiente, o slogan "Preservação ambiental, compromisso com a vida", mensagem estampada no banner colocado junto às mesas onde ficaram expostas as peças confeccionadas pelos cooperados da Camapet - no caso das bijuterias, também para venda.

A Camapet Biju é uma fábrica de componentes e montagem de bijuterias que utiliza o plástico PET (Politereftalato de Etileno, um polímero termoplástico utilizado, principalmente, em garrafas de refrigerante) das embalagens pós-uso como a principal matéria-prima para os seus produtos. É um empreendimento social, concebido e coordenado pela professora e designer de jóias Bia Simon, fruto da parceria entre o curso de designer da UNEB e a Camapet, possibilitando aos jovens catadores de material reciclável uma renda complementar.