Cultura

ILÊ AXÉ OPÓ AFONJÁ COMEMORA 100 ANOS NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Vide
| 07/06/2010 às 19:58
Terreiro comemora centenário no dia 11 de junho
Foto:

O histórico terreiro Ilê Axé Opó Afonjá comemora 100 anos do Candomblé de São Gonçalo. Proposto pelo deputado estadual Bira Corôa (PT-BA), a Assembléia Legislativa da Bahia promove sessão especial comemorativa no dia 11 de junho de 2010 (sexta-feira). O evento será às 09:30h, no plenário da casa.


O Ilê Axé Opó Afonjá tornou-se uma importante referência na construção de valores das religiões de matriz africana do Estado. O terreiro fundado em 1910 por Eugênia Anna dos Santos, conhecida como Mãe Aninha, representa um marco nas lutas de afirmação e identidade religiosa no Brasil.


Um exemplo das ações do Ilê Axé Opó Afonjá, representado por Mãe Aninha, ocorre quando Getúlio Vargas recebe a líder religiosa, que lhe apresenta a grandeza e complexidade da religião. O fato teve considerável importância na história do candomblé, pois em seguida o então presidente do Brasil, promulga o Decreto-Lei 1.202, que proíbe qualquer embargo sobre os exercícios da religião do candomblé no País.


Além da fundadora, quatro iyalorixás estiveram à frente do candomblé de São Gonçalo em seus primeiros 100 anos, são elas, Mãe Bada, Mãe Senhora, Mãe Ondina e a atual Mãe Stella de Oxossi, que de forma ímpar tem dirigido o terreiro e preservado todo o legado ancestral.


Com tanta história gravada no tempo, o centenário do Terreiro de Mãe Stella tem grande significado no contexto religioso e social da Bahia. Por esta razão o presidente da Comissão Especial de Promoção da Igualdade, deputado estadual Bira Corôa, entende o significado e importância do Ilê Axé Opó Afonjá sendo celebrado em sessão especial, os 100 anos de existência do terreiro.