Cultura

FTC LANÇA PROJETO FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE

Vide
| 07/06/2010 às 16:55
Na perspectiva de promover o desenvolvimento continuado do ser humano e a validação da existência longa e saudável, a Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) de Itabuna lança na próxima terça-feira (8), o Projeto FATI - Faculdade Aberta da Terceira Idade. A iniciativa é resultado do convênio de parceria firmado com o Conselho Municipal do Idoso (CMI) e será desenvolvido como mais uma ação cidadã da Instituição de Ensino Superior na área de extensão.

Antecedendo ao lançamento, o diretor-geral da FTC Itabuna, professor Cristiano Lôbo, reuniu a diretoria do CMI para anunciar os objetivos e as atividades que estão programadas para o FATI. Ele adiantou que serão implementadas ações, nas mais diversas áreas do conhecimento, partindo dos cursos oferecidos na unidade FTC Itabuna.

Estava presente a presidente do CMI, Maria Nilza Coutinho, os assessores da presidência, Ornan Serapião e Paulo Lima, a secretária do Conselho, Luciana Luciana Sampaio Torres, e da voluntária da entidade Semirames Maria de Souza.     Ao justificar a iniciativa da Faculdade, Lôbo enfatizou que ela é fruto da compreensão da Instituição quanto à sua função educacional e social como transformadora e geradora de possibilidades positivas para a vida das pessoas.

"A partir do FATI buscaremos relacionar o ensino, a pesquisa e a extensão, de maneira tal que a harmonia das ações reflitam o prazer e a qualidade de vida das pessoas, tanto daquelas que serão beneficiadas quanto das que estarão envolvidas com a execução das atividades", disse Lôbo.

O coordenador do Projeto, professor Lindomar Coutinho, apresentou a fundamentação teórica, a metodologia, bem os recursos e o cronograma que serão empregados na execução da Faculdade Aberta da Terceira Idade.

"Atentos às atuais mudanças da nossa sociedade, que passa pela transição etária, em que o Brasil, frente aos novos índices de expectativa de vida, sai da categoria de ser país jovem, identificamos a necessidade de prepararmo-nos, não só estrutural e institucionalmente, mas, também, enquanto pessoas para os novos desafios de uma vida mais longa", argumentou Coutinho.


Atividades


Ele adiantou que estão planejados vários cursos, seminários, palestras, oficinas, abordando diversas temáticas, aulas de dança, de informática, de educação postural, sessões de cinema (filme e discussão da temática), avaliações e orientações nutricionais, além de terapias e dinâmicas de grupo.

O local central de realização das atividades será o campus da FTC Itabuna, auditório, salas de aula, laboratórios de informática, tablado cultural, jardim sensorial e sala de artes, seguindo o cronograma estabelecido. Para alcançar o seu público alvo, que são os idosos, a FTC conta com o apoio do Conselho Municipal do Idoso e dos clubes da terceira idade. Estão sendo convidados a participar do lançamento do projeto, representantes dos diversos segmentos da sociedade civil organizada, bem como autoridades e profissionais de imprensa.