Cultura

CRIANÇAS COM CÂNCER VÃO PARTICIPAR DE OFICINAS DE CRIAÇÃO ARTÍSTICA

Vide
| 07/06/2010 às 11:24

O processo criativo envolvido na atividade artística promove a auto-estima e a motivação, ajuda no autoconhecimento e a lidar melhor com vários sintomas, além de estimular o desenvolvimento de recursos cognitivos. Por acreditar nesses benefícios, o artista plástico Cesar Oliver ministra as oficinas "Raízes da Criatividade", nos próximos dias 11 e 12 de Junho, das 8 às 12 horas, no Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (Nacci), e nos dias 17 e 18 de junho, das 14 às 17 horas, na Fundação Erik Loeff. Em ambas as instituições as oficinas serão para as crianças e seus pais ou acompanhantes.

Com as crianças serão utilizados recursos artísticos como pincéis, tintas em PVA não tóxicas, folhas de papelão,  figuras em madeira, desenhos, recortes etc. "A expressão do lúdico e a arte dão novo sentido à vida, motivam e despertam a vontade de se tratar, de mudar", acredita Cesar Oliver, que também está concluindoum díficil tratamento oncológico. As oficinas para os acompanhantes serão realizadas com fibras de coco para produção de objetos como capas de agendas, broches etc. "Com o aprendizado da técnica com fibras de coco, os pais podem desenvolver um olhar maior sobre esse tipo de elemento da natureza e assim podem passar a enxergar outros elementos do contorno onde vivem", explica o artista.   Artista autodidata, Cesar Oliver, 53 anos, ex-executivo acostumado a viver sob pressão e stress, descobriu a arte há 10 anos durante um processo de retiro espiritual em busca da cura. Ao ser acometido por uma cegueira traumática, Cesar precisou rever seus conceitos e isso fez com que ele se aproximasse da natureza. Foi desse contato com a natureza que veio a cura. Cesar passou a manusear elementos já descartados pela natureza - raízes, pedaços de madeira, fibras de coco - dando cores, formas e textura. Atualmente, Cesar dedica seu tempo à arte e no final de junho, ele abre sua terceira exposição individual, Raízes, no Castelo Garcia D'Ávila, em Praia do Forte.  
Nacci

O Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil é uma entidade beneficente fundada em 27 de outubro de 1994 em Salvador-Ba, com o intuito de prestar serviços de apoio ao tratamento do câncer em crianças, e até mesmo adolescentes, carentes do Estado da Bahia, principalmente do interior.

A instituição, além de abrigar e alimentar as crianças debilitadas com a doença que vêm do interior, é um local de apoio para os seus tratamentos. Para aquelas famílias que não dispõem de recursos para acompanhar o tratamento dos filhos são distribuídas cestas básicas. A entidade atende também às necessidades de transporte entre as cidades de procedência e Salvador - local do tratamento, assim como transportes do hospital para a entidade. Para um acompanhamento emocional, o Nacci desenvolve oficinas educativas e técnicas, além de um apoio psicológico para o assistido e seu acompanhante.

Endereço: Rua do Alvo Nº 45, Saúde. Site: http://www.nacci.org.br/

 Erik Loeff

A unidade de Onco Hematologia Pediátrica Erik Loeff é uma entidade filantrópica que foi fundada em 03 de outubro de 1991, doação da Fundação Estrangeiro, criada em 1988 pelo industrial holandês Erik Loeff que viveu na Bahia durante 48 anos. Ela é dotada de uma estrutura totalmente moderna e específica para pacientes onco-hematológicos, Que seu fundador, falecido em dezembro de 1989, não conseguiu vê-la 
instituída.

Os profissionais que integram a Unidade compõem uma equipe multidisciplinar formada por: Médicos Oncologistas, Hematologistas, Cirurgiões, Ortopedistas, Enfermeira especializada, Cirurgiões Dentistas, Assistente Social e Psicóloga.

Endereço: Praça Almeida Couto, 500, Nazaré Site: http://www.erikloeff.org.br/