Cultura

NOITE DA GAITA ANIMA O CLUBE DO BLUES NESTA QUARTA-FEIRA

Vide
| 01/06/2010 às 13:49

O  Clube do Blues, que vem agitando as noites de quarta-feira, no Groove Bar, apresentando grandes músicos do Blues nacional e local, promove, na primeira edição de junho, dia 02.06, às 21h, a Noite da Gaita, que traz como atração inédita o grupo H30 Harmônica Trio - liderada pelo renomado gaitista Luiz Rocha (Endorsee Bends Harmônicas) e ainda por Diego Orrico e Breno Pádua. A banda base é formada por Eric Assmar (guitarra), Weider Régis (contrabaixo), Tiago Toxa (teclados) e Brian Knave (bateria). O ingresso custa R$20 e a promoção de cerveja dobrada continua.

Se há um som que caracteriza o "Chicago Blues" é o de uma harmônica (gaita) tocada com um microfone vintage plugado num amplificador valvulado. Nas décadas de 40 e 50, assim como a guitarra, o som da harmônica também foi eletrificado por Little Walter (pioneiro nesta modalidade). Assim como ele, Junior Wells, Carey Bell e James Cotton destacaram-se como gaitistas na banda do lendário Muddy Waters, gravando juntos nos anos 90 o histórico álbum "Harp Attack". Inspirados por este caminho, os gaitistas baianos Luiz Rocha, Diego Orrico e Breno Pádua, três grandes amigos de sopro atuantes na cena bluseira local, juntaram-se na proposta de realizar um super show, contendo arranjos para três gaitas, simultaneamente, abrindo vozes, baseando-se no naipe de metais das Big Bands. E assim nasceu o H3O Harmônica Trio.

A difusão da harmônica de boca tem em Luiz Rocha um grande representante com expressão local e nacional, animando a cena de gaita com blogs, listas de discussão, workshops e encontros do setor. Diego Orrico, discípulo de Sergio Duarte (renomado gaitista do blues paulista), soma sua experiência adquirida no estudo do estilo West Coast (Jump Blues). Breno Pádua, que tomou aulas com ambos, vem mostrando os frutos de seu aprendizado com personalidade e desenvoltura com o instrumento.