Cultura

FESTIVAL INFANTO-JUVENIL DA DIVERSIDADE CULTURAL ANIMA O PELOURINHO

Vide
| 26/05/2010 às 21:37

Começou nesta quarta-feira (26) o Tangolomanguinho - 1º Festival Infanto-Juvenil da Diversidade Cultural do Pelourinho. Durante todo o dia, no Centro Histórico de Salvador, as 35 crianças participantes do projeto tiveram a oportunidade de se conhecerem e serem apresentadas às expressões artísticas que muitos não tinham contato, através das oficinas de circo, música, cenografia e VJ. O projeto tem patrocínio da Oi e apoio Cultural do Oi Futuro, apoio institucional do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e parceria da Oi Kabum! Salvador.

O dia iniciou com uma breve apresentação do projeto por parte do diretor musical, Orlângelo Leal, e da diretora geral do Tangolomanguinho, Marina Vieira. Juntos, destacaram a importância dessa troca de experiências e o espetáculo final que será apresentado no sábado (29), no Largo Pedro Archanjo, a partir das 19h. Em seguida, teve início uma dinâmica que misturou dança, música e muita descontração que fez com que as crianças e adolescentes interagissem. Ao final da atividade, as crianças foram divididas em quatro grupos para participarem das oficinas. As oficinas de circo e música foram realizadas no Largo Pedro Archanjo, enquanto as de VJ e cenografia foram ministradas na Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), localizada próxima ao Terreiro de Jesus.

A oficina de circo foi comandada pelos professores Binho e Luana Serrat da Escola Picolino, responsáveis por apresentar a arte circense às garotas do Núcleo Infanto-Juvenil de Dança da FUNCEB. Já a oficina de música trabalhou com os meninos do Congos Mirins, do município de Cairu, e com o Grupo da Flauta Doce da Lira de Maracangalha. A aula buscou potencializar a musicalidade das crianças e adolescentes imergindo na música popular brasileira e seu diversos ritmos e melodias. O grupo de Hip Hop Nova Saga teve contato com softwares e ferramentas tecnológicas de produção audiovisual e de projeção de imagens durante a oficina de VJ, ministrada pela Eletrocooperativa, enquanto que o cenógrafo André Cruz comandou a oficina de cenografia com as crianças do grupo de dança Ginga Erê, confeccionando todo o cenário que ornamentará o palco durante o espetáculo final.

O Tangolomanguinho continua amanhã (27) e sexta-feira (28) com dinâmicas e brincadeiras que potencializarão a troca de experiências entre as crianças e adolescentes. Será produzido, também, o roteiro da apresentação final mostrando tudo que foi aprendido durante os três dias de produção, interação e descontração dos jovens que participaram deste projeto inédito.

PROGRAMAÇÃO


Dia 27 de maio - quinta-feira - Largo Pedro Archanjo


9h / 12h30 - Dinâmicas

Roda de apresentação dos grupos - quando os coordenadores de cada grupo apresentam seus projetos e falas oficiais do projeto - quando os diretores do Tangolomanguinho explicam os objetivos do trabalho, início das dinâmicas - os grupos, através de exercícios e brincadeiras de troca, começam a se conhecer e a se integrar;

Dinâmicas de integração e trocas de experiência entre os grupos participantes. Jogos de diferenças e afinidades. Observação pelos diretores do Tangolomanguinho dos grupos e membros que se identificam e início de um pré-roteiro.


12h30 / 13h30 - Almoço 

13h30 / 17h30 - Continuação das dinâmicas

17h30 - Lanche

18h - Encerramos o dia


Dia 28 de maio - sexta-feira- Largo Pedro Archanjo


9h / 12h30 - Dinâmicas 

Continuação das dinâmicas de integração e trocas de experiência entre os grupos participantes. Brincadeiras e composições, já misturando os projetos e visualizando resultados. Elaboração do roteiro.

Obs: Primeiro ensaio integrado com exposição de ideias do esboço do roteiro inicial, primeiros jogos de afinidades possíveis entre cenas e passagens de um trabalho para o outro (fusões), jogos de aprendizagem (música, coreografia, textos) para promover o intercâmbio de técnicas e a vivência dos grupos, realizando e verificando tecnicamente o roteiro esboçado;

12h30 / 13h30 - Almoço 

13h30 / 17h30 - Continuação das dinâmicas

17h30 - Lanche

18h - Encerramos o dia


Dia 29 de maio - sábado - Largo Pedro Archanjo


9h / 12h30 - Ensaio e montagem do espetáculo

Ensaio geral para afinar o roteiro, qualificando a execução e distribuindo tarefas e responsabilidades técnicas e estéticas;

12h30 / 13h30 - Almoço

13h30 - Continuação do ensaio geral

16h30 - Intervalo e produção - figurino e maquiagem  

18h - Lanche

19h - Apresentação - Largo Pedro Archanjo

21h - Encerramento