Cultura

ABOR-BA ALERTA PAIS E FILHOS SOBRE OS CUIDADOS COM A SAÚDE BUCAL

Vide
| 20/05/2010 às 14:54
ABOR- BA - Associação Brasileira de Ortodontia da Bahia, antiga SOBA, estará inserida na Ação Global 2010, um projeto do SESI em parceria com a Rede Globo, criado em 1995, para prestar serviços gratuitos à população. A associação espera atender cerca de 500 crianças, na faixa etária de 06 a 10 anos de idade, com o objetivo principal de prevenir. O evento acontecerá no próximo sábado (22), no Parque de Exposições, a partir das 9h.

Kátia Montanha - presidente da instituição afirma que a prevenção é o melhor tratamento. "Não conseguiríamos atender no consultório a todas as demandas geradas, então priorizamos prevenir, para não necessitar chegar à fase do tratamento", complementa Montanha.


Em 2009, 400 crianças passaram pela avaliação ortodôntica, o que possibilitou identificar que a maioria das crianças, embora não apresentasse desenvolvimento anormal no momento do exame, tem alta probabilidade de desenvolver maloclusão, devido ao grande número de cárie, perdas precoces de dentes de leite e permanentes, além de outros problemas como maus hábitos e respiração pela boca.

Este dado, mais uma vez reafirma a importância da prevenção e continua norteando a ação da ABOR-BA no evento. No estande montado estão previstas ações voltadas à sensibilização de pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar a saúde bucal dos filhos. E ainda para despertar o interesse das crianças para o cuidado com a saúde bucal.

Brincando de Aprender - A ABOR-BA, através da parceria com a associação nacional ABOR - promoverá atividades lúdicas e educativas, como a entrega do gibi informativo "Uma Aventura com Dentinho e Seus Amigos", que busca alertar, de forma divertida, crianças e pais sobre a importância da prevenção com um ortodontista qualificado, o que evita cáries e perda precoce de dentes, além de reduzir as chances do uso do aparelho ortodôntico no futuro. A campanha terá ainda a presença do mascote da ABOR, o personagem do gibi Dentinho, que conduzirá as crianças e os pais para o espaço da entidade na Ação Global.

O objetivo da entidade, com a participação pelo segundo ano consecutivo no projeto, é dar continuidade ao trabalho de prevenção realizado na Ação Global em 2009, quando a ABOR alertou pais e filhos sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar problemas de maloclusão e também demonstrar ao Poder Público o benefício da presença de um Ortodontista qualificado nos postos de saúde bucal.

Sobre a ABOR-BA - Mantendo o compromisso e a credibilidade construídos ao longo dos seus 16 anos de existência, a SOBA - Associação de Ortodontia da Bahia, mudou de nome e agora é ABOR- BA - Associação Brasileira de Ortodontia e Ortopedia Facial - seção Bahia. A necessidade da mudança foi identificada pelos seus associados que perceberam o quanto era representativo está diretamente ligados a uma entidade nacional.


Segundo Kátia Montanha - presidente da associação a alteração representa um grande passo para a entidade no caminho do seu crescimento e fortalecimento, atribuindo ainda mais ligação com a entidade nacional. Consolidando a ação a entidade apresenta novo site, nova campanha publicitária e eventos locais e nacionais que firmarão esta parceria.


Associados - O corpo de profissionais da SOBA sempre foi constituído de profissionais atuantes e conscientes do seu papel nas sociedades geral e odontológica. Aliada a parceria nacional este compromisso se mantém e imprime um maior peso ao seu associado, que será ainda mais valorizado por ser membro de uma entidade com atuação nacional e que preza por uma Ortodontia séria e responsável. Esses valores são imediatamente transferidos para o seu nome.


Para ser um associado o especialista em Ortodontia deverá comprovar formação com carga horária superior a 1400 horas e título registrado no CFO. Mas, vale ressaltar que a ABOR-BA tem total interesse em ampliar seu quadro de associados, então basta se especializar para fazer parte desse time.


Histórico - A Sociedade de Ortodontia da Bahia foi fundada em 19 de julho de 1994, sem fins lucrativos, tendo como principais objetivos: congregar os ortodontistas entre si e com as demais áreas da Odontologia, estimular o progresso científico, técnico e material da especialidade, promover o intercâmbio cultural, técnico e científico da Ortodontia com outras entidades odontológicas, divulgar os conhecimentos mais atualizados da Ortodontia por meio de conferências, cursos, jornais, revistas ou outros meios de comunicação e organizar e manter uma biblioteca especializada.

Em 19 de agosto 1994, a SOBA foi apresentada à comunidade odontológica durante uma solenidade na Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia. Com o crescimento da sociedade, fez-se necessário o seu estabelecimento em uma sede própria. Sendo assim, em 14 de julho de 1998, a presidência apresentou, em reunião ordinária da diretoria, o parecer favorável do Dr. Avilmar Passos Galvão, presidente da Associação Brasileira de Odontologia - Secção Bahia, concedendo o último espaço livre na nova sede desta entidade para a SOBA.