Cultura

GRUPO TEATRAL BAIANO FAZ TURNÊ COM PROJETO CLÁSSICOS TEATRAIS

Vide
| 19/05/2010 às 17:34
O Oco Teatro Laboratório, grupo teatral baiano, viaja em turnê pelo Nordeste nos meses de maio e junho para apresentar seus espetáculos Branca e Os Sonhos de Segismundo em João Pessoa, Maceió e Teresina. A turnê faz parte do projeto Clássicos Teatrais no Nordeste, contemplado no Edital da FUNCEB - Fundação Cultural da Bahia. Além das apresentações nas três cidades, o grupo ministrará três oficinas e realizará em cada cidade uma demonstração de trabalho artístico para grupos locais. Durante a turnê, o Oco também irá apresentar o Nortea (Nucleo de Laboratírios Teatrais do Nordeste) e o Filte - Festival latino-americano de Teatro da Bahia, evento realizado anualmente em Salvador.

O projeto Clássicos Teatrais no Nordeste percorre um roteiro de trabalho centrado em apresentações dos dois espetáculos do repertório do grupo Oco Teatro Laboratório: "Branca", versão do clássico O Santo Inquérito, de Dias Gomes, e "Os Sonhos de Segismundo", trabalho intertextual dos clássicos A Vida é Sonho de Calderón de la Barca, Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Marquez, Obras Escolhidas de Eduardo Galeano, Romances de Jorge Amado e Literatura de Cordel. O projeto também promove o intercâmbio entre os grupos de teatro dos três estados nordestinos - Alagoas, Paraíba e Piauí. "É uma maneira de identificar e encontrar os grupos que desenvolvem um trabalho de pesquisa na procura de novos horizontes para o teatro nordestino", revela o diretor cubano Luis Alberto Alonso, um dos fundadores do Oco Teatro.

Sediado em Lauro de Freitas, o Oco Teatro Laboratório foi fundado em 2003 pelo ator baiano Rafael Magalhães e pelo diretor cubano Luis Alberto Alonso e nasceu da necessidade de desenvolver uma estética cênica baseada na Antropologia Teatral.