Cultura

COMEÇAM AULAS DE TURMAS ESPECIAIS DO EMC@MPO

Vide
| 18/05/2010 às 14:18

Começam, nesta quinta-feira, dia 20, as aulas para a segunda turma do Programa Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica - EmC@mpo. São mais de 800 alunos, em 23 localidades da Bahia. Esta é mais uma das ações empreendidas pelo Governo do Estado, para a democratização do acesso à educação, que em 2010 matriculou cerca de 12 mil estudantes, em 364 localidades da zona rural.
A estudante Geisa Rosa Rocha, 15 anos, que cursa o 1º ano do ensino médio, no povoado de Penachinho, garante que o EmC@mpo trouxe grandes benefícios. "Para cursar o nível médio, eu teria que me deslocar cerca de 47 quilômetros, até a sede do município de Boa Nova. Meus colegas são de localidades ainda mais distantes", explica Geisa. Satisfeita com o conteúdo das aulas, a estudante diz que está em seus planos continuar no programa até a conclusão do 3º ano.
O conteúdo é transmitido de Salvador, onde um professor ministra aula ao vivo, e chega às 400 telessalas por meio de satélite, com o uso da solução tecnológica IPTV. O sistema permite que os estudantes interajam, perguntem e exponham as suas dúvidas em tempo real, com a orientação de um mediador.
Para garantir o Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica, a Secretaria da Educação, em parceria com as prefeituras, vem reformando as escolas, no intuito de dotá-las de infraestrutura adequada e equipamentos tecnológicos necessários para o funcionamento do programa.