Cultura

TATAU GRAVARÁ HINO OFICIAL DA BAHIA NO TEATRO CASTRO ALVES

Veja
| 17/05/2010 às 16:26

Acontece nesta terça-feira (18), na sala principal do Teatro Castro Alves, a partir das 14h, a gravação do Hino ao Dois de Julho, com a participação de 1.500 estudantes de escolas estaduais da Bahia.  Instituído como o hino oficial do Estado da Bahia, a gravação, em caráter especial, ganhou arranjo do Maestro Fred Dantas e será interpretado pelo cantor baiano Tatau e acompanhado pela Orquestra Sinfônica Juvenil 2 de Julho, uma das principais orquestras do Neojibá (Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia). A direção é de Fernando Guerreiro.  

A iniciativa conta com o apoio da Secretaria da Educação do Estado da Bahia e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Ba), que, em conjunto desenvolvem o Projeto OAB vai à Escola. O projeto leva noções do direito aos estudantes das escolas estaduais e não dispensa, durante as suas atividades, a execução do Hino ao Dois de Julho.

Hino ao Dois de Julho - Em 20 de abril de 2010, o Governo do Estado da Bahia sancionou a Lei Estadual nº 11.901 que institui o Hino ao Dois de Julho como hino oficial do estado. De autoria de Ladislau Santos Titara e José dos Santos Barreto, o Hino ao Dois de Julho faz referência ao dia 2 de julho de 1823, quando, finalmente, a Bahia ficou livre do domínio português. Segundo a história, a luta pela independência da Bahia foi iniciada em 1821, um ano antes de ser proclamada a independência do Brasil.