Cultura

ENCONTRO REÚNE REPRESENTANTES DE ENTIDADES LIGADAS À CULTURA NA BAHIA

Veja
| 15/05/2010 às 16:54
Dando seguimento à série de Videoconferências 2010, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) convoca as demais unidades da Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) para apresentar os 18 editais de apoio à produção cultural lançados em conjunto, com recursos do Fundo de Cultura. A Videoconferência Editais Fundo de Cultura 2010 reunirá representantes da FUNCEB, Fundo de Cultura da Bahia (FCBA), Fundação Pedro Calmon (FPC), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) e Núcleo de Culturas Populares e Identitárias (NCI/SecultBA). Na próxima segunda-feira, 17 de maio, das 9h30 às 12 horas, estará aberto este espaço de diálogo público sobre a política de editais, com elucidação das características, mecanismos e objetivos desta importante ferramenta de apoio à cultura. A participação é gratuita e aberta a quaisquer interessados. No Portal do Sertão a Vídeo ocorrerá na DIREC, em Feira de Santana.
 
Os editais estão com inscrições abertas e contemplam as artes cênicas, circenses, visuais, dança, música, literatura, áudio, audiovisual, museus e patrimônio, cultura negra, cultura LGBT, residência e intercâmbio e somam um investimento total de R$ 9 milhões. Além da fala preparada por cada membro presente, o público poderá contribuir com suas opiniões e dúvidas, estreitando a relação entre a sociedade civil e a gestão pública estadual para o estabelecimento em conjunto de estratégias e aplicações da política cultural da Bahia.
A sessão será realizada a partir do auditório do Instituto Anísio Teixeira - IAT, em parceria com a Secretaria de Educação - SEC, com participantes presentes no local, em Salvador, ou em uma das salas de transmissão localizadas em 29 municípios do interior da Bahia. O público também pode assistir às videoconferências e enviar perguntas pela internet, através do endereço http://ead.sec.ba.gov.br/media.
O projeto se alinha à política de descentralização e interiorização adotada pelo Governo do Estado e busca também ampliar a presença dos órgãos gestores de cultura em todo o território baiano. A parceria com a SEC se dá através do programa Rede Educação, que democratiza ações educacionais com soluções tecnológicas que promovem a Educação à Distância.
"Um grande desafio da FUNCEB, em consonância com a política da gestão da SECULT, é consolidar ações estruturantes para a cultura do Estado. Para tanto, são fundamentais a aproximação com a classe artística e a capacitação de atores neste processo. As videoconferências se apresentam como mais um instrumento que colabora com a proposta. É preciso estar em diálogo com artistas e profissionais da cultura de todo o território baiano, e facilitar o acesso aos mecanismos de apoio do Estado. O objetivo final é de fortalecer a rede produtiva de forma descentralizada e criar condições para que ela se mantenha em atividade", defende Gisele Nussbaumer, Diretora Geral da FUNCEB.