Cultura

QUARTA FESTA AFRICANA AGITA SANKOFA AFRICAN BAR

Veja
| 12/05/2010 às 14:47

Nas edições anteriores, a Festa Africana já reuniu grandes nomes como DJ Panafricano (Rádio África), Anitchiê, Lazzo e Dj Bandido. E quem agita desta vez a grande festa é a cantora Sandra Simões, que trz em seu repertório, canções autorais e releituras dos melhores sambas e canções da Musica Popular Brasileira. E para além desta maravilhosa atração, os Djs do Programa Rádio África, da Radio Educadora Fm, se juntam ao Dj sankofa, anfitrião da casa, para não deixar ninguém parado. Até o mais tímido dos presentes não consegue resistir ao balanço dos mais variados estilos musicais africanos, como o Semba, Kizomba, Kuduru, Zouk, gumbé, funanan, decalé dentre outros. Quem vai querer ficar de fora dessa?


O passaporte para a festa dá direito à degustação de pratos africanos e frutas tropicais. No bar do Sankofa o público encontra os mais variados drinks, desde a popular caipirinha até os mais excêntricos e sofisticados como o, Yankari, preparado com tamarindo, morango, limão e vodka e o Akosombo, feito com gengibre, majericão, tamarindo e vodka.

O Sankofa African Bar e Restaurante é um local acolhedor. O espaço criado em 2007 está localizado no Pelourinho, na Rua Frei Vicente (Ao lado do Restaurante da Dada). Descontração e diversidade musical são as características mais fortes do lugar, que é dividido em quatro ambientes: o bar e a pista de dança no primeiro andar, onde a galera gasta e repõe energia e lounge amplo e varanda no segundo andar, local preferido para o bate-papo descontraído e a paquera, onde a paisagem é moldada pelos casarões e seus telhados coloniais. 


Devido a excelente acústica do bar, no andar de cima acontece também, simultaneamente à festa, a exibição de clips africanos, aos quais o público poderá usufruir sentados em confortáveis poltronas e pufs. O 2º andar é também conhecido por suas famosas redes, perfeitas para as pausas da dança.


Sankofa é um símbolo do país de Gana e significa busca ao seu passado e as origens. Por isso o Sankofa African bar tem como proposta apresentar aos baianos um pouco da cultura africana e desmistificar o mito de que a África é um continente repleto de pobreza e violência, trazendo elementos da cultura africana, como música, culinária, e audiovisual. "As pessoas têm que conhecer a África como ela é; a África não é só guerra, miséria e tristeza", diz Justine Lloyd, mais conhecido como Sankofa, um dos três proprietários do bar.