Cultura

PROJETO TIM MÚSICA NAS ESCOLAS PROMOVE CICLO DE PALESTRAS

Veja
| 12/05/2010 às 15:14
Salvador, 12 de maio de 2010 - Dando continuidade ao ciclo de palestras promovido pelo projeto TIM Música nas Escolas, os integrantes da Orquestra Brasileira de São Salvador participarão na próxima sexta-feira, 14 de maio, às 17h, da palestra Música Popular Brasileira, ministrada pelo flautista Flávio Hamaoka. Tropicalismo, nomes importantes do movimento e sua influência serão alguns dos temas abordados no evento, que será realizado na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

"Sentimos a necessidade de dar a esses alunos acesso a conhecimentos mais específicos, aprofundando um pouco nos diversos estilos da música brasileira", declarou o maestro Givaldo de Cidra ao falar sobre o que motivou a iniciativa. No próximo dia 21 de maio, os alunos assistirão à palestra Música Contemporânea com o músico Agnaldo Ribeiro, que falará sobre música erudita, o movimento dos compositores da Bahia e sua grande contribuição para a música nacional.


A Orquestra Brasileira de São Salvador, que já se apresentou ao lado de Riachão e Mariene de Castro, é formada por estudantes de escolas municipais e estaduais de Salvador (BA) com idade entre 12 e 18 anos, e conta com a regência dos maestros Givaldo de Cidra e Celso Benedito. Os jovens participam semanalmente de aulas de teoria musical e de instrumentos como flauta, trompete, cavaquinho, bateria e percussão, além de canto e prática de orquestra.

O TIM Música nas Escolas é um programa educacional voltado para alunos de escolas públicas, baseado na linguagem universal da música. Sua proposta é oferecer aos participantes novas formas de aprendizagem para melhoria do desempenho escolar, além de estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz. Criado em 2003, o programa já beneficiou mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.