Cultura

CARLA QUADROS APRESENTA SHOW “CAIXA DE RETALHOS”

Veja
| 10/05/2010 às 11:27
Dona de uma voz marcante e timbre peculiar, a cantora Carla Quadros apresenta o show Caixa de Retalhos, nos próximos dias 14, 15 e 16 de maio, no espaço Caixa Cultural (Avenida Carlos Gomes, 57, Centro), às 20 horas. O espetáculo, que tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal através da Caixa Cultural, é um mergulho no universo feminino e traz a visão da mulher e suas mil formas de perceber o mundo, os sonhos e a vida. A intérprete faz de Caixa de Retalhos um brinde ao turbilhão de sentimentos, cantados em "pedacinhos" que se fundem nesta ebulição de emoções: as loucuras, os medos, a força, enfim as várias faces das mulheres. O show tem direção musical e arranjos de Luciano Bahia, direção artística de Ed Borges e cenografia de Edy Ribeiro. O ingresso é um quilo de alimento não perecível.

No repertório, a artista vai mesclar composições próprias, como Bem Mais e Bossa Torta, com canções de grandes nomes da música brasileira como Caetano Veloso, Marina Lima, Jair de Oliveira, Ângela Rô Rô, José Miguel Wisnik, Milton Nascimento, Rita Lee, Paula Lima, Cazuza e Frejat, dentre outros. O show faz um paralelo entre a complexidade feminina e seu universo plural e a rica e diversa música popular.

No palco, Carla estará acompanhada pelos músicos Jelber Oliveira (piano), Márcio Dhiniz (bateria), Mateus Aleluia (trompete), Hebert Pacífico (sax) e Marcus Sampaio (contra-baixo).



A intérprete e a compositora

Baiana, nascida em Salvador, a cantora e compositora iniciou sua carreira em meados da década de 80 cantando rock. Musicalmente eclética, a partir de 1990 inicia nova etapa de trabalho, fundindo vários estilos musicais com um toque pessoal nos arranjos e repertório. Na bagagem, a artista traz apresentações em teatros, bares conhecidos, praças públicas, além de ter participado de vários festivais, como o Troféu Caymmi. Em 1997 venceu o Festival Top Teen, na categoria MPB.

Em 2000, fez um giro pela Europa em busca de novas tendências musicais, quando se apresentou na Itália, no Buskeres Festival, nas cidades de Ferrara, Castelaro, Bergamanero e Bologna. Em Basel, na Suíça, também fez vários shows, inclusive no Encontro Cultural Latino Americano. Em 2003, Carla Quadros foi morar no Rio de Janeiro, onde se dedicou exclusivamente à renovação do seu potencial artístico. Lá, ela fez vários cursos e estudou produção musical, técnicas de gravação, acústica e edição, dentre outros.

Apesar da sua pegada pop-rock e blues, a cantora declara: "Eu gosto de música e suas possibilidades, gosto de misturar estilos". Em Caixa de Retalhos, Carla deixa fluir sua vertente MPB.

No show, a artista, que não costuma compartilhar suas letras, vai mostrar ao público seu lado compositora com canções como Bem Mais e Bossa Torta, ambas de sua autoria. A primeira fala de uma relação conflituosa de um casal de amigos e a segunda versa sobre uma paixão platônica.