Cultura

JURACY TAVARES MINISTRA PALESTRA NA ESCOLA DE MÚSICA DA UFBA

Veja
| 06/05/2010 às 11:07

Os integrantes da Orquestra Brasileira de São Salvador, formada por alunos do Projeto TIM Música nas Escolas, participarão amanhã, 7 de maio, às 17h, da palestra Música Afro-Brasileira, ministrada pelo professor, cantor e compositor Juraci Tavares. Durante o evento, que será realizado na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, os alunos poderão aprender sobre os mais variados ritmos afro-brasileiros e as suas influências na música baiana. O músico Juraci Tavares é letrista e militante de entidades negras da Bahia, como Ilê Aiyê, Malê Debalê e Cortejo Afro.

A Orquestra Brasileira de São Salvador, que já se apresentou ao lado de Riachão e Mariene de Castro, é formada por estudantes de escolas municipais e estaduais de Salvador (BA) com idade entre 12 e 18 anos, e conta com a regência dos maestros Givaldo de Cidra e Celso Benedito. Os jovens participam semanalmente de aulas de teoria musical e de instrumentos como flauta, trompete, cavaquinho, bateria e percussão, além de canto e prática de orquestra.

Nascido na Liberdade, o bairro de Salvador com maior concentração de negros fora do continente africano, Juraci Tavares é compositor, cantor, educador e, especialmente, um amante da pluralidade da cultura afro-brasileira. Há 32 anos, compõe obras que passeiam pelos multifacetados aspectos da formação humana, sem perder de vista a influência e os valores de seus antepassados.

O TIM Música nas Escolas é um programa educacional voltado para alunos de escolas públicas, baseado na linguagem universal da música. O programa oferece aos participantes novas formas de aprendizagem para melhoria do desempenho escolar, além de estimular o desenvolvimento de uma cultura de paz. Criado em 2003, o programa já beneficiou mais de 20 mil alunos de escolas públicas em 13 cidades brasileiras.