Cultura

FILTE, TEATRO VILA VELHA E EDUFBA LANÇAM LIVRO "OS MANSOS", DIA 5

veja
| 26/04/2010 às 11:00

No próximo dia 5, o Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (FILTE), em parceria com o Teatro Vila Velha e a Editora da Universidade Federal da Bahia, promove o coquetel de lançamento do livro Os Mansos / Los Mansos (Volume 2 da Coleção Bilíngue Dramaturgia Latino-Americana), do autor argentino Alejandro Tantanian. O lançamento vai acontecer às 19 horas, no Cabaré dos Novos (Teatro Vila Velha). A organização é de Cacilda Povoas, Hector Briones e Luis Alberto Alonso.


Durante o evento, o autor Alejandro Tantanian vai interagir em tempo real com o público baiano através da internet (Skype). O dramaturgo e arte-educador Raimundo Mattos de Leão, doutor em Artes Cênicas, também vai participar de um bate papo sobre dramaturgia. O lançamento acontecerá simultaneamente na Universidade Federal do Ceará. 


Os Mansos


Os Mansos, cujo subtítulo é “Sobre Motivos de O Idiota de Fiódor Dostoievski”, consiste em uma livre adaptação e transcriação do romance do autor russo. Alejandro Tantanian, o autor, é um dos principais expoentes da nova dramaturgia argentina. Ele é cantor, ator, diretor, dramaturgo e tradutor. Suas peças têm sido traduzidas para o inglês, francês, italiano e alemão e têm sido montadas na França, Espanha, Bélgica, Áustria, Alemanha e Uruguai.


No texto, se misturam dados autobiográficos de Tantanian, de descendência russa, como dados da vida do mesmo Dostoiévski e também das vidas ficcionais dos personagens de O Idiota. No entanto, Tantanian não pretende uma narração linear do referido romance, como ele mesmo comenta: Mais do que narrar me interessou criar um estado emocional parecido com o qual me provocou Dostoiévski: um lugar melancólico, de perda, mas também vital, vinculado às minhas lembranças de infância, aos relatos de minha mãe sobre sua partida da Rússia.

O autor argentino já recebeu inúmeros prêmios, dentre as quais o Prêmio Teatro del Mundo (1999 y 2000) e o Prêmio Trinidad y Guevara (2000). Algumas de suas peças são: Juegos de Damas Crueles (1995), Ensayo sobre la peste (1997), La escala humana (2000), Los Sensuales (2008) e Amérika (2009).


A Coleção


A coleção Dramaturgia Latino-Americana preenche uma lacuna nas publicações de textos dramáticos no Brasil. A difusão da dramaturgia latino-americana contemporânea, principalmente a partir dos anos 90, tem sido escassa. Neste sentido, a coleção adquire uma importância fundamental por dar a conhecer outros formatos dramatúrgicos, os quais operam temas e experimentações formais que têm dado aos seus autores um reconhecimento internacional, comenta Hector Briones, um dos organizadores da Coleção.  


Serviço:


Evento: Lançamento do livro Os Mansos / Los Mansos (Volume 2 da Coleção Bilíngüe Dramaturgia Latino-Americana)

Local: Cabaré dos Novos - Teatro Vila Velha (Avenida Sete de Setembro, s/nº, Passeio Público)

Data: 05 de maio

Horário: às 19 horas