Cultura

PROFESSORA DA UNIJORGE LANÇA LIVRO SOBRE SINDICALISMO E DEMOCRACIA

veja
| 23/04/2010 às 17:05

A partir de jornais e depoimentos orais, a professora do curso de Direito da UNIJORGE, Petilda Vazquez, empreende um aprofundado estudo da política do Brasil contemporâneo no livro "Momento: Intervalo Democrático e Sindicalismo (1942-1947)".


Tendo como enfoque a atuação do movimento operário e popular da Bahia e do Brasil no referido período, a autora compreende as transformações pelas quais passou a democracia através da visão da classe trabalhadora.


Resultado de uma dissertação de mestrado em Ciências Sociais, a obra registra a atuação popular no processo de redemocratização durante e após o fim da ditadura Vargas. Além de entrevistas com militantes sobreviventes dos movimentos sindicais, a pesquisa utilizou como fonte jornais baianos da época, que acompanharam a criação dos primeiros partidos de esquerda, e serviram como palco ideológico para debates e lutas políticas.


Em trecho do livro, a autora considera: "No bojo deste processo, o que encontramos foi uma inserção política de fração subordinada da sociedade que, mesmo tutelada e amarrada aos interesses das elites, soube aproveitar-se dos espaços concedidos pelo populismo, extrapolando os limites do espaço permitido, e ameaçando o equilíbrio do poder da burguesia, que se viu obrigada a construir a sua democracia, percorrendo o caminho de volta".


O lançamento acontece no próximo dia 27 de abril, na Livraria Saraiva do Salvador Shopping, às 19h.