Cultura

MOVIMENTOS SOCIAIS FAZEM NOVO PROTESTO CONTRA PRESIDENTE DA GREGÓRIO

vide
| 12/03/2010 às 15:10
Nesta sexta-feira(12), Dia da Poesia, às 16h, os Movimentos Sociais farão mais uma manifestação de repúdio ao Presidente da Fundação Gregório de Mattos, Poeta Antonio Lins, acusado de práticas racistas, homofobicas, lesbofobicas e de assédio moral a funcionários da Instituição. O primeiro ato de repúdio aconteceu no dia 8 de março, durante a marcha das mulheres.

O Movimento Negro Baiano, CUT- Central Única dos Trabalhadores, Movimento das Mulheres, o Fórum Nacional das Mulheres Negras, Diálogo e diversidade LGBT Brasil, o ALABÊ, Projeto Sócio Cultural Fênix, SINDPREV-Ba - Sindicato dos Servidores da Previdência Social da Bahia, Escritório Jurídico Popular, ABCMI(Associação dos Clubes da Melhor Idade), querem saber das autoridades competentes - Secretário da Educação, Chefe da Pasta, Vice-Prefeito e o Prefeito - por que essa situação perdura há mais de um ano, sendo que já foi denunciada pela imprensa, Câmara de Vereadores, Ouvidoria do Município e Movimentos Sociais.

Os Movimentos, acima relacionados, ouviram funcionários antigos da casa, que relataram fatos grotescos e criminosos por parte do Presidente, como os de chamar funcionários de “incompetentes, burros, imbecís, neguinho da barroquinha” e fazer gestos obscenos, além de perseguir. Consta nos relatos, também, que Lins vive dizendo que Salvador é uma província, que todos são desonestos - o que o lhe rendeu um inquérito policial, ao qual está respondendo.

Quando assumiu em janeiro de 2009, Antonio Lins, disse que faria parte da sua equipe João Gilberto e Ferreira Gullar como Conselheiros de Cultura. Prometeu instalar, de imediato, Prefeiturinhas da Cultura em bairros populares e fazer a revitalização da Ladeira da Montanha, afirmando que havia fechado parcerias com a Renault e o Banco Itaú, porém, nada foi realizado, assim como, nenhuma parceria foi concretizada.

Segundo apurou os Movimentos Sociais, Lins mantêm-se no cargo utilizando-se da imprensa para criar factóides e comprometer o Prefeito; já anunciou a construção de Teatro Municipal com Projeto do Arquiteto Oscar Niemeyer, desmentido pelo próprio Niemeyer na imprensa, a construção de um Centro Cultural com apoio da Líbia, na Ladeira da Montanha, a volta do Projeto Boca de Brasa, Projeto Boa Praça e a construção da Pinacoteca Municipal onde funciona o Teatro Gregório de Mattos. Nem esses nem outros Projetos estão sendo realizados pela FGM, que se encontra em total paradeiro. Segundo Suseth Luz., Representante do Movimento Negro, “outras medidas já estão sendo tomadas, inclusive um pedido de audiência com o Prefeito, que deve acontecer na próxima semana, pois o mesmo mostrou-se solicito ao nosso pleito, e outro com o secretário da Educação”.