Cultura

ARTISTA PLÁSTICO JUHA VASKU EXPÕE NOTURNISMOS NO ESPAÇO CALASANS UEC

vide
| 08/03/2010 às 11:18
Expo abre nesta terça-feira, 9, na Galeria Calasans Neto, UEC Pituba
Foto: DIV
Retrato de família, A fome da fome e José cara de peixe não quer tomar o seu leite. Os três títulos de obras do artista plástico Juha Vasku dão uma amostra do que ele apresenta na exposição individual Noturnismos, que pode ser vista pelo público do Espaço Calasans Neto - UEC (Pituba) a partir de terça-feira, 9 de março, e até o dia 31 do mês, com visitação de segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábado e domingo, das 14h às 20h.

A mostra itinerante, que reúne trabalhos a óleo e peças criadas a partir de arte digital, foi montada no mês de janeiro, na Galeria Moacir Moreno, do Theatro XVIII, com o nome de Anjos e homens.  
           
O artista de 49 anos, que cursou a Escola de Belas Artes da Ufba, de 1979 a 1982, prefere se considerar um autodidata e se assumir como um admirador de ícones da pintura mundial. "Seu expressionismo atinge o rosto do real em golpes diretos que o marcam e o direcionam a simbolismos surreais. Lembrando bastante Empsor, às vezes Bosch, outras tantas lembrando Goya. No entanto, sempre ele mesmo", considera o crítico Thomaz Wartelsteimer, intitulando Juha como pintor de almas, da alma do momento eternizado.
 
Entre as principais exposições das quais Juha Vasku participou estão uma coletiva no Sesc Curitiba (1985) e individuais na Casa do Benin (1996), Café Marsuppilami, Helsinque, Finlândia (1998), Kiasma, museu de arte moderna de Helsinque, Finlândia (2000) e Teatro XVIII (2010).
            
NA BAHIA
           
Filandês radicado no Brasil desde 1965, Juha Vasku mora na Bahia desde 1978. Se adaptou tanto à terrinha, que hoje concilia as atividades de artista plástico, diagramador e poeta com os afazeres de contra mestre de capoeira. Fundou em 1999, no Engenho Velho da Federação, um grupo voltado a aulas da dança/arte com origens em Angola voltado a jovens do bairro, numa iniciativa social. Consciente sobre a realidade que o cerca, o artista anotou em seu blog: "Dos escombros renasce a esperança, a vida que apesar de tudo sobrevive... nas encostas da cidade".       
           
Produtor de arte que cita os livros O pequeno príncipe e Alice no país das maravilhas entre os preferidos, Juha espanta com a contundência de sua obra. Entre seus interesses, ele refere-se à fotografia, matas, favela e fé. Em Auto-retrato Juha surge com cicatrizes e preso a bolsas de coleta de sangue e túmulos. Eis outros nomes de trabalhos do artista: Alguém me ama, Titio quer brincar, Crianças maltratando bichinhos, Criança mamando na mãe morta, O leite com gosto de desgraça, O velório, Trausentes na chuva... 
 
SERVIÇO

Juha Vasku - Noturnismos

Quando: A partir de 9/03. Visitação até 31/03, de segunda a sexta, das 8h às 20h e sábado e domingo, das 14h às 20h

Onde: Espaço Calasans Neto/Teatro Jorge Amado - UEC-Pituba - Av. Manoel Dias da Silva, 2177 - 3525-9720 (adm)
Ingresso: Gratuito