Cultura

CATÁLOGO DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA DESTACA 14 ARTISTAS BAIANOS

vide
| 27/02/2010 às 19:19
Imagem de Nossa Senhora da Misericórdia, de Tatti Moreno
Foto: BJÁ
  (Por Zeca Montal)
 
A Santa Casa de Misericórdia da Bahia segue estimulando atividades culturais e investindo socialmente em benefício da comunidade baiana. Agora, mais um passo importante está sendo dado pela Instituição com o lançamento do Catálogo Obras de Misericórdia nesta quarta-feira (3 de março), às 18 horas, no Museu da Misericórdia.


A publicação registra com apuro gráfico 14 obras artísticas - sete espirituais e sete corporais - criadas por renomados artistas baianos. O catálogo apresenta ainda a imagem da Nossa Senhora da Misericórdia, criação do escultor Tatti Moreno e a tela que evoca a Piedade, síntese das demais Misericórdias, de autoria do pintor Sérgio Ferro.

Os demais artistas que integram esse projeto de arte contemporânea, que envolve a ampliação e atualização do acervo artístico da Santa Casa da Bahia, são Calazans Neto, Mário Cravo Júnior, Carmem Penido, Luiza Olivetto, Caetano Dias, Bel Borba, Juarez Paraíso, Grace Gradin, Eliana Kertész, Juracy Dórea, Christian Cravo, Maria Adair, Sérgio Rabinovitz e César Romero.


Segundo o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antonio Rodrigues Alves, a publicação desse catálogo mais do que documentar uma coleção de obras de arte pontua um momento muito feliz da atividade cultural baiana. "É o resultado de um esforço conjunto de artistas, filantropos e apreciadores de arte em torno da idéia de representar e perpetuar o melhor do momento artístico contemporâneo da Bahia, abordando os princípios materiais e espirituais das chamadas Misericórdias", diz José Antonio.


 Ele destaca ainda que esse projeto de arte contemporânea é idéia original do seu antecessor na Provedoria, o engenheiro Álvaro Conde Lemos, e foi coordenado pelo conselheiro da área cultural da Santa Casa, Luiz Humberto Carvalho.


           Todas as obras registradas no catálogo foram gentilmente cedidas à Santa Casa pelos artistas e estão expostas permanentemente no Museu da Misericórdia, situado na Rua da Misericórdia, 06, no Centro Histórico de Salvador.


O Museu da Misericórdia reúne um dos mais importantes acervos artístico e cultural da Bahia e do Brasil.
No total, são 2.874 peças, catalogadas e classificadas em diversas categorias: alfaias, mobiliário, pinacoteca, imaginária etc. O Museu está aberto à visitação pública de segunda a sábado, das 10 às 17 horas. O funcionamento aos domingos e feriados é das 13 às 17 horas.