Cultura

PROJETO ACESSO AO FUTURO OFERECE 50 VAGAS EM INGLÊS PARA ESTUDANTES

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| 04/02/2010 às 10:46

Projeto Access - Acesso ao Futuro, que visa promover o ensino de inglês para jovens estudantes de baixa renda, vai oferecer em 2010 mais 50 vagas para alunos de escolas públicas de Salvador, além das 87 bolsas que já haviam sido disponibilizadas no ano passado. Em Salvador, o projeto é mantido pela ACBEU – Associação Cultural Brasil Estados Unidos em parceria com o Departamento de Estado dos EUA e a Embaixada Americana.  

A seleção dos alunos, na faixa etária de 14 a 16 anos, acontece em fevereiro e as aulas estão previstas para começarem em março. Participam da seleção estudantes do Colégio Estadual Thales de Azevedo (Costa Azul), Colégio Estadual Raphael Serravale (Pituba) e Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes (Vitória), pela proximidade com as unidades da ACBEU, facilitando o acesso deles às aulas de inglês e outras atividades.  


Idealizado pelo Departamento de Estado dos EUA, em 2002, o projeto, que visa oferecer novas possibilidades e perspectivas para jovens estudantes, se tornou realidade em 2003, no Marrocos. De lá pra cá, já atendeu mais de 30 mil alunos de baixa renda em 50 países da África e da Ásia. Em 2008, o programa foi ampliado para América Latina, já tendo sido implantado em cidades como Santiago do Chile, São Paulo e Recife. Em Salvador, o Access foi implantado em 2009 com 87 alunos participantes, oriundos de escolas públicas, que já estão participando do curso intensivo com duração de dois anos, totalmente subsidiado pelo governo americano em parceria com a ACBEU.

  

O projeto não inclui apenas o ensino da língua inglesa, é um programa cultural e educacional mais amplo, que envolve atividades extra curriculares, como clubes de conversação e de teatro e palestras sobre temas diversos. Além de garantir o aprendizado do idioma universal, o inglês, fundamental no mercado globalizado, os alunos têm a oportunidade de desenvolver novas habilidades, como, por exemplo, o uso da internet, e também são estimulados a participarem de projetos comunitários.