Cultura

DIA NACIONAL DO FORRÓ SERÁ COMEMORADO NO PARQUE DA CIDADE PRÓXIMO 13

vide
| 04/12/2009 às 15:02
 

O dia 13 de dezembro vai ser diferente este ano em Salvador. O Parque da Cidade vai virar um imenso arraial fora de época, com a realização do "Dia Nacional do Forró". Estarão se apresentando vários grupos, trios e forrozeiros baianos e convidados especiais de outros estados. Estão chegando o paraibano Val Macambira e Cicinho de Assis, de Pernambuco Assis (considerado um dos melhores sanfoneiro do país e parceiro de Gilberto Gil), que comandará a banda base. Segundo Carlos Pitta, músico e organizador do evento em Salvador: "será uma homenagem em grande estilo ao imortal mestre Luiz Gonzaga".

O Dia Nacional do Forró acontece no dia 13 de dezembro por ser a data de nascimento de Luiz Gonzaga, Rei do Baião. Foi um projeto de lei da deputada Luiza Erundina e sancionada pelo presidente Luiz Lula da Silva em sua primeira gestão. Em Salvador foi sancionada em 2005, pelo prefeito João Henrique.


A relação dos participantes que estarão a partir das 11 horas se apresentando no evento do Parque da Cidade - que também rende homenagem aos ritmos nordestinos Xote, Xaxado, Maracatu e Baião - é ampla e dentre eles estão: o pernambucano Corisco da Banda Virado no Moi de Coentro, que chega com o Baião - Virgílio que traz o Xote, a Banda Terra Brasilis que vai tocar repertório de Luiz Gonzaga - Gereba com seus sucessos clássicos, Carlos Pita com seu famoso galope e a Banda Jerimum Assado com os clássicos da música nordestina.


- Interessante lembra - diz Carlos Pitta - que agora em 2009 fazem 20 anos da morte de Luiz Gonzaga". Ele explica que Salvador e a cidade de Exu, no sertão pernambucano, são as cidades onde os festejos terão maior dimensão em homenagem ao grande sanfoneiro, poeta e compositor "que até hoje é mestre e referência para as novas gerações de forrozeiros.