Cultura

FESTIVAL BAIANADA APRESENTA RENOVAÇÃO DA MÚSICA BAIANA NO PELÔ

veja
| 03/12/2009 às 11:27
Chico Correa mistura a música nordestina do coco e baião com as novas tecnologias
Foto: Divulgação

Nos dias 08 e 09 de dezembro, a partir das 19h, no Pelourinho, acontecerá o Festival Baianada, no Largo Pedro Archanjo, que vai celebrar a música baiana contemporânea. Apresentações musicais, feiras e Conferência da Rede Música Bahia vão integrar a programação. O projeto conta o apoio do Pelourinho Cultural, programa da Secretaria de Cultural do Estado da Bahia.


Quem abrirá a programação, no dia 08, às 19h, será A Volante do Sargento Bezerra, grupo influenciado pela música nordestina acrescentada de elementos da música pop, ritmo intitulado pela banda como "pop nordestino". Em seguida, o paraibano Chico Correa levará ao palco a mistura do tradicional, com o cosmopolita e o regional. Chico Correa é um dos mais inventivos e originais artistas nordestinos, fundindo de forma inusitada ritmos nordestinos como coco, repente e baião com drum'n'bass, beats e diversos samples. Na sua salada musical tem presença marcante também do samba, da bossa nova e do jazz.


Ainda neste dia, o público vai conferir a apresentação do Dubstereo Sound, grupo soteropolitano que tem seu trabalho centrado na música jamaicana e, a partir daí, busca renovar o ritmo, incorporando estilos contemporâneos que vão do dub ao dancehall. Para encerrar a noite, subirá ao palco do Largo Pedro Archanjo o Radiomundi, um mix de LiVE com uma espécie de rádio ao vivo. São executados nos shows samplers de músicas de artistas como Felakuti, Kononno e Tonny Allen que se  fundem com performances dos VJs no palco, criando uma  atmosfera de entretenimento audivisual e experimentos sonoros extremamente dançantes.


Vince de Mira, produtor e idealizador do Festival Baianada ao lado de Luisão Pereira, afirma que o projeto surgiu da série de encontros da Rede Música Bahia, em que profissionais da cena musical e cultural baiana discutem diversos temas, com destaque para a produção e disseminação cultural  no Estado. Vince conta que um dos temas recorrentes nos encontros é a carência de uma festival que priorize as novas tendências da música. "O Festival busca uma renovação da cena musical da Bahia tendo como mote a música  contemporânea", afirma Vince. "Vemos poucas bandas e artistas da Bahia se destacando fora do Estado", completa.


Na quarta-feira, dia 09, quem dará início à programação do último dia do Festival será o Samba das Moças, grupo formado apenas por mulheres que busca o resgate do Samba de Roda do Recôncavo, mesclando o ritmo com outros elementos da música nordestina como baião, ciranda, maracatu, coco e embolada. No repertório, canções de Dorival Caymmi, Assis Valente, Roque Ferreira, dentre outros grandes artistas. O samba vai continuar dando o tom no Pelourinho com o Clube da Malandragem, grupo formado em 2005 fortemente influenciado pelo samba-rock. O repertório do grupo proporciona uma viagem pela música brasileira através da releitura de obras de grandes artistas como Demônios da Garoa, Chico Science, Bezerra da Silva, Jorge Mautner, Jorge Bem Jor e Mombojó, além de músicas autorais.


Em seguida será a vez do Coletivo Über Glam apresentar a sua música experimental. O grupo é um projeto despretensioso que mistura rock e as batidas eletrônicas. As músicas são cantadas em alemão, inglês e português - entre outros dialetos inventados. Os "instrumentos" do grupo resumem-se a duas guitarras, um laptop e quatro microfones, que são responsáveis pelo som sintético e original. Uma das grandes revelações da música da Bahia vai ser responsável por encerrar o Festival. Trata-se da banda soteropoliana Matiz, formada em 2005, que foi por duas vezes finalista do Festival de Música da Educadora FM.


O Festival Baianada contará ainda com um feira que vai expor e comercializar os trabalhos de artistas, ilustradores e produtos de moda como bolsas, roupas e acessórios, além da Conferência Rede Música Bahia, que pretende debater temas sobre o cenário musical baiano.


Confira outras atrações do Pelourinho Cultural no site www.pelourinho.ba.gov.br


PROGRAMAÇÃO

08/12

A Volante do Sargento Bezerra

Chico Correa (PB)

Dubstereo Sound

Radiomundi


09/12

Samba das Moças

Clube de Malandragem

Coletivo Über Glam

Matiz


SERVIÇO

O quê: Festival Baianada

Quando: 08 e 09 de dezembro, 19h

Onde: Largo Pedro Archanjo

Quanto: GRATUITO


MAIS INFORMAÇÕES:


Texto&Cia Comunicação e Marketing

(71) 3341-2440

Caíque Gonçalves (71) 8631-1806

Lara Prado (71) 8225-7462

Andréa Castro (71) 8197-3312