Cultura

SANTA CASA DE MISERICÓRDIA MOSTA O QUE FAZ E RECEBE HOMENAGEM

vide
| 25/11/2009 às 15:01

Os 460 anos da Santa Casa de Misericórdia da Bahia serão comemorados amanhã (26), às 19 horas, com uma Sessão Especial na Câmara Municipal da Cidade do Salvador. Primeira instituição filantrópica do Estado, a Santa Casa da Bahia foi fundada por Tomé de Souza e surgiu junto com a Cidade do Salvador em 1549, com a missão de prestar assistência aos mais necessitados.


Atualmente consolidada como "holding" social, possui mais de 4.800 empregados, de diversas especialidades, atuando nos seus departamentos e unidades. O Hospital Santa Izabel (HSI), o Cemitério do Campo Santo, a Escola Técnica de Enfermagem Rosa Gattorno, o Cerimonial Dona Rainha Leonor (Pupileira), o Museu da Misericórdia, a Igreja da Misericórdia e o Centro de Memória Jorge Calmon são algumas das unidades da Santa Casa de Misericórdia.


A Instituição administra ainda duas unidades públicas: Maternidade de Referência Professor José Maria de Magalhães Netto e o Centro de Referência em Doenças Cardiovasculares Dr. Adriano Pondé (CRDC). 


            Na área da Ação Social, a Santa Casa assiste atualmente cerca de 800 crianças em seis Centros de Educação Infantil, sendo cinco no Bairro da Paz e uma na Pupileira. Além disso, mantém outros projetos como educação de jovens, atendimento jurídico gratuito e atua de forma marcante na área de saúde através do Hospital Santa Izabel, que atende pelo Sistema Único de Saúde e mantém a Casa de Apoio à Criança Cardiopata e a Casa da Criança com Câncer, esta última em parceria com a Fundação Erick Loeff.


Segundo o provedor da Santa Casa da Bahia, José Antonio Rodrigues Alves, é bastante significativa a importância da Santa Casa como organização de empreendimentos voltados para o futuro. A eficiência administrativa da Instituição foi destacada recentemente pelo  jornal especializado Valor Econômico que, na edição do Anuário Valor 1000 Maiores Empresas, ranqueou a Santa Casa como a maior empresa de serviços médicos da Bahia e do Nordeste.


Os resultados alcançados pela Santa Casa de Misericórdia da Bahia, na avaliação do provedor José Antônio Rodrigues Alves, refletem uma gestão administrativa profissionalizada e competente. "O bom desempenho da instituição, que é filantrópica e, portanto, sem fins lucrativos, demonstra também o acerto de uma tecnologia de intervenção comunitária, eficiente, centenária e engenhosa destinada a melhorar as condições de vida da população", acrescenta o provedor.