Cultura

DIA DO SAMBA SE TRANSFORMA EM SEMANA DO SAMBA COM VÁRIOS EVENTOS

vide
| 25/11/2009 às 11:04

O Dia Nacional do Samba, comemorado tradicionalmente no dia 2 de dezembro este ano terá toda uma programação cultural antecipada. Nesta quinta-feira, dia 26 de novembro, tem início a "Semana do Samba", que vai apresentar artistas e grupos de sambas baianos em pocket show em diversos espaços da cidade. Os artistas também farão palestras, interação com o público, depoimentos e debates.


Amanhã, quinta, a programação começa às 16 horas no Centro de Cultura da Prefeitura Municipal, na Praça Municipal, com apresentação da Banda Sotaque Brasileiro e abertura de uma exposição de fotos com vários momentos dos shows que sedimentaram o Dia do Samba.


Lá estão fotos do compositor baiano Batatinha, um mestre para os outros sambistas de sua geração e referência para os novos. Tem o show que deu origem à nova fase do Dia do Samba, a chamada "Noite do Samba & Dendê", que foi o primeiro trabalho apresentado por Gilberto Gil no Brasil, de volta do exílio em Londres. Foi nesta noite que ele lançou a música "Expresso 2222". O local foi o extinto Campo da Graça.

Segundo Edil Pacheco, organizador da mostra "embora não tenhamos registro total dos 38 anos de existência do Dia do Samba, momentos célebres de resistência do samba estão fotografados e expostos":


- A exposição também serve como homenagem a todos os sambistas baianos que ajudaram a sedimentar a data nacionalmente.


Já no dia 2 de dezembro estarão participando da grande festa na Praça Municipal, que desta vez homenageia o poeta Noel Rosa os seguintes artistas: Ivan Lins, Jair Rodrigues, Nei Lopes, Sanny Alves, Nelson Rufino, Walmir Lima, Roque Ferreira, Mariene de Castro, Roberto Mendes, Raimundo Sodré, Firmino de Itapoan, Walter Queiroz,  Márcia Short, Vânia Bárbara, Claudete Macedo, Aloisio Menezes, Gal do Beco, Gal Borges, Lia Chaves, Claudia Costa, Clecia Queiroz, Juliana Ribeiro, Guiga de Ogum, Roque Betenque, Tuninha Luna, Geronimo, Veve Calazans, Luci Laura , Neto Bala o grupo Terra Brasilis e dezenas de outros artistas.

A programação, que começa amanhã, terá o seguinte roteiro:

27/11 (sexta-feira)

10h Palestra - Escola da Rede Pública de Ensino   

20h Pocket Show / entrevista - Praça Pelourinho - Walmir Lima

       28/11 (sábado)

  20h Pocket Show / entrevista - Praça Pelourinho - Firmino de Itapoan

       29/11 (domingo) - Cantina da Lua

  10h  Roda de Samba / Gal do Beco e Sambistas baianos 

       30/11 (segunda-feira)

10h Palestra - Escola da Rede Pública de Ensino

      01/12 (terça-feira)

10h Palestra - Escola da Rede Pública de Ensino

      18h Pocket Show / entrevista - Pelourinho - Edil Pacheco e sambistas baianos

  • o 02/12 (quarta-feira) 19h Grande Show- Praça Municipal