Cultura

SEMANA DA CULTURA DO BENIN REÚNE MILHARES DE PESSOAS NO TERREIRO

veja
| 21/11/2009 às 16:18
Centenas de pessoas no Terreiro de Jesus no show de Margareth e Jau. Vai até domingo.
Foto: Divulgação
 A primeira noite de shows da Semana de Cultura do Benin na Bahia, que segue até este domingo no Pelô, atraiu milhares de pessoas ontem, sexta-feira (20), Dia da Consciência Negra, ao Centro Histórico de Salvador. Abrindo o primeiro dia de grandes espetáculos musicais se apresentaram no palco - montado em frente à Casa de Jorge Amado - o grupo cultural Gegê Nagô, Afrobatá e Jau com participação especial da cantora Margareth Menezes.


Uma multidão animada participou da abertura com o grupo Gegê Nagô, um grupo cultural de resgate ao samba do recôncavo, tocando músicas de tincoãns e outros clássicos. Em seguida foi a vez do Afrobatá de Açúcar e Aloísio Menezes, que agitaram a plateia ao som da música A Carne, de Elza Soares e ainda Soy Loco por tí América, em uma fusão de ritmos caribenhos aos batuques do candomblé. Um dos vocalistas, Aloísio Meneses, se despediu do público com um grito: “Viva Zumbi dos Palmares”, arrancando aplausos do público.


Para finalizar a noite o convidado foi Jauperi, que chegou com tudo, agitando ainda mais a noite ao som de Olhos coloridos, de Sandra de Sá, que se apresenta hoje no mesmo palco com o Cortejo Afro. O cantor, ainda lembrou: “Hoje é um dia especial porque é o dia da Consciência negra, mas também porque a partir de hoje passa a ser feriado aqui na Bahia”, afrima Jau, referindo-se ao decreto assinado pelo presidente Lula.


Convidada especial, Margareth foi chamada ao palco numa homenagem ao grande “rei do Pelourinho” e criador do ritmo samba-reggae: Neguinho do Samba. “Todos nós devemos ter sempre na memória a lembrança dessa pessoa, não só pela sua música, mas por seu trabalho social”, afirmou a cantora sobre o amigo, morto recentemente. Jau e Margareth cantaram juntos grandes sucessos da cantora como Faraó e Elegibo.


No Camarote Vip, situado na sede do Programa Pelourinho Cultural, a festa também foi animada, com a presença de artistas e convidados espeicias do Brasil e do Benin. Mas quem chamou a atenção no local foram os carismáticos integrantes do Balé Nacional do Benin que animaram o Camarote ensinando aos baiano coreografias inusitadas, dançando e brincando.