Cultura

NOVA GERAÇÃO DA POESIA BAIANA FAZ "BARULHO POR NADA" EM SÃO PAULO

Site: www.coletivomuitobarulhopornada.blogspot.com
Coletivo Muito Barulho Por Nada - coletivombpn@gmail.com






| 19/11/2009 às 18:26
Encontro dos jovens com escritor Marcelino Freire e apresentação em Sampa, sábado
Foto: Divulgação

Batizado com o nome "Muito Barulho Por Nada", para expressar o despretensiosismo do projeto e ainda fazer uma honrosa menção a obra do mestre inglês Shakespeare, que três amigos resolveram se reunir semanalmente para trocar experiências literárias, indicar leituras, compartilhar os seus textos e poemas e criar conjuntamente.  Talvez uma resposta ao eco constante de uma frustração que tiveram durante a adolescência, ao participarem de bandas que nunca emplacaram de fato.A internet permitiu que pessoas em diferentes partes do mundo se unissem a causa, e atualmente o coletivo baiano possui dois integrantes vivendo na Espanha, um na França e outro no Rio de Janeiro.


Eis que os amigos Gabriel Camões, ator, poeta e jornalista; João Vinícius, designer, guitarrista e compositor de grande parte das trilhas que acompanham os textos e Breno Fernandes, jornalista e escritor, com livros publicados pela editora FTD, começaram a fazer gravações destas experiências e destes encontros e compartilhar com o público através de um blog e de outros canais nas redes sociais. Saulo Dourado, Álvaro Andrade, Marccela Vegah, Leandro Pessoa, Gabriel Pardal, Verônica Méndez, Lois Blanco e Mariele Góes, chegaram mais tarde para compor o time de 11 jovens que atualmente compartilha um único objetivo: Fazer "Muito Barulho Por Nada".


A partir de um encontro casual, que ocorreu durante a Bienal do Livro em Salvador neste ano de 2009, o coletivo MBPN esteve em contato com o escritor Marcelino Freire, 42 anos, vencedor do prêmio Jabuti, nascido em Sertânia (PE) e radicado em São Paulo desde 1991. Nesta oportunidade Marcelino participou de alguns encontros com os jovens, gravou textos e se tornou um dos entusiastas do projeto. 

Marcelino convidou os jovens baianos para participar do evento com criação e curadoria dele, com início nesta quinta-feira (19), em São Paulo. O evento se chama "Balada Literária" chega à quarta edição e reúne artistas diversos em shows e palestras em espaços como a Livraria da Vila da R. Fradique Coutinho e o Sesc Pinheiros. O coletivo baiano Muito Barulho Por Nada se apresenta no sábado, dia 21/11, na biblioteca Alceu Amoroso Lima, em Pinheiros e dividirá um palco com mais dois coletivos, um de São Paulo e outro de Pernambuco.


DIÁLOGO

A Balada Literária acontece entre os dias 19 e 22 deste mês, com eventos extras dias 25 e 29. Os meninos da Bahia começam sua trajetória com o pé direito e farão a primeira apresentação ao vivo do coletivo MBPN neste grandioso evento que movimenta a capital paulista. Os jovens escritores e poetas representam a cultura baiana e terão a oportunidade de dialogar com escritores consagrados como Lygia Fagundes Telles, Mario Prata, João Gilberto Noll e João Ubaldo Ribeiro, que confirmaram presença no evento. No dia 27/11, os meninos do coletivo já estarão de volta a Salvador para se apresentar no lançamento da revista Fraude, da Faculdade de Comunicação. A primeira performance do Muito Barulho Por Nada aqui na Bahia acontece a partir das 20 hrs, durante o evento que acontece no River´s Pub (rio vermelho).