Cultura

ASSENTAMENTOS RURAIS BAHIA VENDIDOS NA FRANÇA COMO PRODUTO TURÍSTICO

vide
| 07/11/2009 às 10:13
Italianos e franceses visitam assentamento Bela Vista, em Santo Amaro
Foto: Divulgação

  (Por Wilde Barreto)

  As potencialidades turísticas de assentamentos baianos serão destaque na França, durante o Salão Internacional de Turismo e Viagens de Colmar, cidade que sedia a exposição, até este domingo 8 de novembro. Pela primeira vez, o evento terá um salão para expor o turismo de base comunitária e da economia solidária.


  Durante o evento, serão distribuídos 400 folhetos com informações, em francês, sobre o turismo em assentamentos baianos. A tarefa de apresentar os roteiros será cumprida pela mestranda em Turismo e Desenvolvimento da Universidade de Toulouse, Revecca Oliveira, que é brasileira e desenvolveu sua pesquisa em comunidades de assentamentos da Bahia.


  Segundo Revecca, os assentamentos do estado estão preparados para receber visitantes europeus que queiram vivenciar a dinâmica das comunidades rurais e conhecer belezas naturais locais. "Creio que o turismo rural de base comunitária integra o meio urbano e o rural. Além disso, valoriza as potencialidades culturais, naturais e pessoais dos agricultores familiares".


   Potencialidades da Bahia

  Dados divulgados no 4º Salão de Turismo Roteiros do Brasil, em 2008, revelam que existem pelo menos 103 assentamentos envolvidos com a temática turística, distribuídos em 18 estados de todas as regiões. Desse total, 80% estão na região Nordeste, dentre eles, 36 comunidades estão na Bahia.


  Em agosto desse ano, os assentamentos baianos Bela Vista e Nova Suíça, em Santo Amaro, receberam a visita de turistas italianos e franceses. Os visitantes fizeram o percurso de dez quilômetros, entre os dois assentamentos, em uma caminhada que já faz parte do Circuito Internacional de Caminhadas Rurais. Durante o percurso, os turistas plantaram árvores e alimentaram animais. Os próprios assentados serviram de guias.