Cultura

ARNALDO ANTUNES LANÇA DISCO IÊ IÊ iÊ NA CONCHA ACÚSTICA NESTE DOMINGO

vide
| 27/10/2009 às 13:11
O irreverente Arnaldo Antunes na Concha do TCA, domingo próximo
Foto: Fernando Lascio
  O cantor, compositor e poeta Arnaldo Antunes volta à capital baiana, domingo, dia 1º de novembro, às 19h, na Concha Acústica do Teatro Castro Alves - TCA, para lançar o seu mais recente trabalho, o disco Iê, Iê, Iê, que acaba de chegar às lojas de todo o Brasil. A turnê, composta por dezessete apresentações, faz parte do programa Natura Musical 2009. Os ingressos custam R$30 (inteira) e R$15 (meia) e já estão à venda nas bilheterias do TCA e SACs dos shoppings Barra e Iguatemi. O figurino é assinado pelo estilista Marcelo Sommer e o cenário por Márcia Xavier.

                               

   Iê, Iê, Iê - Resgatando boa parte do gênero, inclusive lembrando o primeiro nome da sua ex-banda (Titãs do Iê Iê), o vocalista parte para uma formação mais tradicional e uma sonoridade mais dançante. Produzido por Fernando Catatau, líder do Cidadão Instigado, o disco tem um apelo para a mistura desse clima "retrô" com influências rítmicas mais modernas.


  No set list, há todas as canções do disco novo e sucessos como Consumado (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown), Socorro (Arnaldo Antunes e Alice Ruiz) e Essa mulher (Arnaldo Antunes). O cantor também apresenta releituras de Odair José (Quando você decidir), de Luiz Melodia (Pra aquietar), de Dorgival Dantas (Ela é americana), alem da canção Vou festejar (Jorge Aragão e Dida Noeci) em versão iê iê iê.


  Produzido pelo músico cearense Catatau, o álbum traz uma mistura de ritmos que passeiam pela Surf Music, Twist, Jovem Guarda, a primeira fase dos Beatles, trilhas dos filmes de faroeste, entre outros. Para o cantor, as sugestões de seu produtor foram cruciais para o excelente nível alcançado pelo trabalho. "Eles (Cidadão Instigado) têm essa coisa de sons modernos com referências antigas. O Catatau tem esse jeito singular de trabalhar com a música, uma coesão de timbres", afirmou Arnaldo.


  De acordo com o artista, Iê Iê Iê busca relembrar o conceito do gênero homônimo, mas sem ser um resgate saudosista. "É um universo que envolve programas de auditório, histórias em quadrinhos e muitas coisas dessa sociedade da cultura de massa que muitos viveram no início da carreira", disse. "Antes de ser iê iê iê, ele é o iê iê iê do Arnaldo".




Faixas do CD Iê Iê Iê


  1. Iê Iê Iê (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown)
  2. A casa é sua (Arnaldo Antunes e Ortinho)
  3. O que você quiser (Arnaldo Antunes)
  4. Vem cá (Arnaldo Antunes, Marisa Monte e Carlinhos Brown)
  5. Longe (Arnaldo Antunes, Betão Aguiar e Marcelo Jeneci)
  6. Invejoso (Arnaldo Antunes e Liminha)
  7. Envelhecer (Arnaldo Antunes, Marcelo Jeneci e Ortinho)
  8. Sua menina (Arnaldo Antunes, Liminha e Paulo Miklos)
  9. Um kilo (Arnaldo Antunes e Ciro Pessoa)
  10. Sim ou não (Arnaldo Antunes e Branco Mello)
  11. Meu coração (Arnaldo Antunes e Ortinho)
  12. Luz acesa (Arnaldo Antunes, Marcelo Fromer e Sergio Britto)

Arnaldo Antunes 

N
ascido em São Paulo, no dia 2 de setembro de 1960, é um músico, poeta e artista visual brasileiro, mais conhecido por sua participação como integrante do grupo de rock Titãs. Em suas principais áreas de atuação artística estão a música, a poesia e a arte visual, demonstrando grande influência de sub-gêneros modernistas e pós-modernistas.


Em 1978 ingressou em Letras da FFLCH-USP, onde seguiria o curso de Linguística, não fosse o sucesso dos Titãs lhe tomar todo o tempo entre shows, gravações, ensaios, turnês e entrevistas. Desligou-se da banda em 1992, depois de dez anos de grupo, por conta de novas direções artísticas. Apesar de sua saída, Arnaldo continuou compondo com os demais integrantes do grupo e várias dessas parcerias foram incluídas em discos dos Titãs, assim como em seus discos solo.


No ano de 2002, formou em parceria com os amigos Marisa Monte e Carlinhos Brown o trio Tribalistas, pelo qual lançaram o álbum homônimo. Também atuou como ensaísta na Folha de São Paulo, onde deixou evidente o substrato teórico que transparece no seu trabalho estético. Lançou no final do ano de 2007 o primeiro DVD de sua carreira, o

Ao Vivo no Estúdio, que passeia por toda sua carreira e que conta com as participações especiais do ex-titã Nando Reis, do titã Branco Mello, do ex-Ira! Edgard Scandurra e dos tribalistas Marisa Monte e Carlinhos Brown. Em 2009 segue em turnê pelo Brasil, para divulgar o seu mais novo trabalho: o álbum de inéditas Iê Iê Iê.