Cultura

ESTUDANTE SEABRA VENCE FESTIVAL CANÇÃO EM HOMENAGEM RAUL SEIXAS

VIDE
| 24/10/2009 às 13:20
Sivaldo Santos, aos 40 anos, vence o FACE com a música "Cultura Ameaçada"
Foto: Alberto Coutinho

Com a música "Cultura Ameaçada", o estudante Sivaldo dos Santos, 40 anos, foi o grande vencedor na categoria melhor música do 2º Festival Anual da Canção Estudantil (Face), realizado ontem na Concha Acústica e que homenageou Raul Seixas.


Ele é aluno da Educação de Jovens e Adultos (EJA), do Colégio Estadual Letice Oliveira Maciel, no município de Seabra, e durante 21 anos ficou fora das salas de aula porque foi obrigado a escolher entre os estudos e o trabalho.


"Estou realizado. Participei do evento não pensando em vencer, mas a fim de superar mais um desafio. Quero que os jovens sigam o meu exemplo e não deixem de estudar. Sem estudos nossa cultura morre, nossa história é apagada", disse.

Para a final do Face participaram 15 finalistas de vários municípios baianos. Uma comissão composta por oito jurados ouviu letras e melodias das músicas classificadas, uma de cada Diretoria Regional da Educação (Direc), e selecionou os melhores em três categorias.


Além de Sivaldo, a categoria Melhor Música premiou também Moabe Silva (2º lugar), com a música "Obra Prima" e Jefferson Laerte Benevides (3º lugar), com a música "Zumbi". Benevides foi considerado o melhor interprete masculino. Rafaela Alves foi escolhida a melhor interprete feminino, com a música "Uma canção sem nome".

As letras das músicas selecionadas trouxeram inspiração, muitas vezes, da própria realidade de cada estudante e de sua comunidade. Nesta segunda edição, a maior preocupação dos jurados foi contemplar a variedade de estilos, que contou com o xote, rap, romântico e rock.


"Este é um grande incentivo para os jovens e adolescentes mostrarem o seu talento. Eles participaram ativamente de todas as fases com competência e profissionalismo", afirmou a primeira-dama Fátima Mendonça, madrinha do festival.


Segundo o secretário estadual da Educação, Osvaldo Barreto, mais de um milhão de estudantes, pertencentes a mil escolas de 362 municípios baianos se inscreveram no Face. O festival foi realizado em três etapas. Esta segunda edição contou com a apresentação de 15 canções por Direc, totalizando 495 músicas.