Cultura

PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO GREGÓRIO DE MATTOS AUNCIA SECRETARIA DE CULTURA

Veja
| 23/10/2009 às 17:21

Uma das reivindicações mais citadas entre as plateias dos diversos debates ocorridos na III Conferência Municipal de Cultura de Salvador, realizada entre os dias 21 e 22/10, no Hotel da Bahia, está prestes a sair do papel e se tornar uma realidade. O prefeito João Henrique, através do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Antonio Lins, afirmou estar atento e empenhado na criação da tão aguardada Secretaria Municipal de Cultura. Atualmente a Cultura divide a pasta da Secult - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.


Segundo o presidente da FGM, a implantação da Secretaria de Cultura é uma questão de tempo. "A criação desta Secretaria vai trazer muitos benefícios para a cidade de Salvador, sua implementação não gera ônus, só bônus. A Fundação Gregório de Mattos passaria a fazer parte desta estrutura, sendo absorvida de maneira autônoma pela Secretaria de Cultura, cedendo inclusive a sua infraestrutura", explica Lins.


A III Conferência Municipal de Cultura deixou um marco positivo na agenda da Cultura de Salvador. Além da formação, através de eleição democrática, do Conselho Municipal de Cultura de Salvador - depois de uma espera de 3 anos -, durante o evento também surgiu, entre as propostas a serem encaminhadas para a Conferência Estadual, a criação de um Fórum onde representantes da sociedade civil e da classe artística poderão propor temas e debates, acompanhar as ações do Conselho e pensar ações para a futura Secretaria de Cultura.