Cultura

CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA COMPÕE QUADRO COM ENTIDADES POPULARES

Vide
| 23/10/2009 às 14:15

Depois de uma espera de três anos, aconteceu na tarde de ontem, quinta-feira (22), entre as 14h e 18h, no Salão Porto Seguro, no Hotel da Bahia, a votação das entidades culturais que passam a integrar o Conselho Municipal de Cultura, órgão que tem funções deliberativas, normativas e fiscalizadoras nas atividades culturais da cidade de Salvador.


150 instituições se inscreveram via internet, mas, segundo a Fundação Gregório de Mattos, destas apenas 49 responderam à convocatória para indicação dos representantes que iriam disputar a eleição este ano. O órgão dispõe de 50 cargos, sendo que oito deles são ocupados por entidades governamentais municipais e duas cadeiras são reservadas para a Fundação Gregório de Mattos e a Secult - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Outra cláusula da lei n°7.315/2007 que cria o Conselho Municipal de Salvador, garante uma vaga para os Sindicatos, caso estes se inscrevam, como foi o caso do Sindicato dos Músicos Profissionais da Bahia que entrou para o quadro.


COMISSÕES TEMÁTICAS

O Conselho de Cultura de Salvador é formado por Comissões Temáticas que se dividem pelas seguintes áreas: Artes Cênicas; Música; Artes Visuais e Audiovisuais; Livro e Literatura; Patrimônio Histórico e Cultural; Culturas Negras e Indígena e Patrimônio Imaterial; e Educação, Ciência e Tecnologia.


Cada uma dessas comissões têm um representante/entidade para cada perspectiva que são divididas em: comunitária, profissional, conhecimento, política da cidade, empresarial e governamental. Não foi registrado nenhuma inscrição para a perspectiva “Empresarial” de nenhuma câmara temática, ficando todas as 6 vagas em aberto.


Segundo o conselheiro eleito Nadinho do Congo, presidente da ASABA – Associação dos Afoxés da Bahia, a instalação do órgão é uma vitória de todas as entidades negras e culturais de Salvador. “O Conselho é o lugar para opinar, discutir junto à prefeitura e dar mais visibilidade aos anseios e aos projetos das nossas entidades”, afirma Nadinho.


Para a conselheira Sandra de Cássia, diretora da ACCR – Associação Cultural Clube do Rock da Bahia, o órgão é um alicerce para ajudar a ‘pressionar’ a prefeitura na criação da Secretaria Municipal de Cultura e representar outras instituições culturais. “A gente não vê esta instituição como fechada, é uma oportunidade para ouvir e ser ouvido de uma maneira aberta e democrática”, explica Sandra.   


Composição do Conselho Municipal de Cultura de Salvador


Artes Cênicas

Comunitária - Grupo Outra Metade (Jorge Luis Bispo Santos);

Profissional - SATED;

Política - Gueto Poético (Eduardo Nascimento Matos - Kuka Matos).


Cultura Negra

Comunitária - Raízes do Abaeté (Narciso José do Patrocínio);

Profissional - Zete Afro Mega (Marizete Santana de Oliveira);


Educação

Comunitária - Santa Luzia (Marilene da Conceição Nascimento);


Eventos de Rua

Comunitária - Associação Cultura Clube do Rock da Bahia (Sandra de Cássia Silva dos Anjos);

Profissional - Casa das Artes (Gilson Santos Moura).


Literatura

Comunitária - Nova Flor (Sidney Pires Fonseca da Rocha);

Profissional - EDUFBA (Nidia Maria Lienert Lubisco);

Conhecimento - Fundação Pedro Calmon (Rosane Rubim).


Música

Comunitária - Aspiral do Reggae (Jussara Jesus de Santana);

Profissional - Sindicato dos Músicos (Sidnei Bonfim de Jesus);

Política - ASABA (Ednaldo Santana dos Santos – Nadinho do Congo).


VAGAS EM ABERTO


Após definição dos conselheiros municipais, foi detectada a ausência de candidatos às vagas nas seguintes perspectivas e câmaras temáticas:


  • Comunitária em Patrimônio Histórico;
  • Conhecimento em Artes Cênicas, Artes Visuais, Cultura Negra, Educação, Eventos de Rua, Música e Patrimônio Histórico;
  • Empresarial em todas as Comissões;
  • Política em Artes Visuais, Cultura Negra, Educação, Eventos de Rua, Literatura e Patrimônio Histórico;
  • Profissional em Artes Visuais, Educação e Patrimônio Histórico. 

As vagas serão preenchidas posteriormente dentro dos critérios legais, em data a ser definida (informações em www.cultura.salvador.ba.gov.br). Deste conselho também saíram oito delegados - um representante de cada Comissão Temática - que irão representar Salvador, junto a outros 17 delegados, na Conferência Estadual de Cultura.