Cultura

ESCOLA OLODUM COMPLETA 26 ANOS COM PROGRAMAÇÃO CULTURAL NO PELÔ

Veja com informações do Olodum
| 16/10/2009 às 21:01
O Olodum é o grupo cultural da Bahia de maior visibilidade no exterior
Foto: José Lia Maria
ESCOLA OLODUM completa 26 anos e no dia 23 de outubro, a partir das 15 horas, realiza uma grande festa pelas ruas do pelourinho, onde será servido um dos símbolos mais importantes da culinária afro-brasileira: o caruru dos Erês - personagens divinas que representam a infância na religião do Candomblé.


Na ocasião será realizada a cerimônia votiva de "Balbúdia", onde sete crianças comem numa grande tina de barro, com as mãos durante cânticos específicos.

Este ano, a Escola Olodum faz uma homenagem ao Benin, um minúsculo pais de fala francesa na África Ocidental, que abriga, entre outras etnias, os AGUDÁS, descendentes de escravos ou de mercadores de escravos brasileiros, unidos pelas tradições de seus ancestrais que fazem questão de cultivar entre outras coisas a festa da irmandade do Senhor do Bomfim, apresentações da burrinha - uma forma arcaica do Bumba-meu-boi e a presença de bonecões Geledés, na festa de carnaval.   


Assim, a festa da Escola Olodum será regada pelo balanço dos tambores do Olodum Mirim, das cores da sua ala de dança e a apresentação do Boi Multicor Olodum, do Bonecão Olodum na sua tradicional lavagem, que sempre conta com o apoio do Grupo  Juvenil dos Filhos de Gandhi e das Bahianas da Terceira Idade.

Na ocasião será finalizado o convênio a Petrobras, que há três anos vem patrocinando as atividades da Escola Olodum e celebrada uma nova etapa do projeto. 
 

Programação Cultural

15:00

Cerimônia votiva de "Balbúdia", onde sete crianças comem numa grande tina de barro, com as mãos durante cânticos específicos afro.

15:00

Apresentação do grupo juvenil  Filhos de Gandhy

15:30

Apresentação das Baianas da Terceira Idade

16:00

Apresentação do Boi Multicor Olodum 

16:30

Apresentação do Bonecão  Olodum, com participação dos Bonecões de Elias  

17:00

Apresentação final da banda Olodum Mirim