Cultura

CULTURA REÚNE 13 MUNICÍPIOS EM ITORORÓ PARA MAIS LERO-LERO CULTURAL

vide
| 09/10/2009 às 14:17

Um total de treze municípios vão se reunir em Itororó para a Conferência interterritorial de cultura, do Território de Identidade de Itapetinga, que acontece nos dias 20 e 21 de outubro na Fundação Cultural Cabana da Ponte, centro de Itororó. O secretário de Cultura de Itororó, Sérgio Ramos, informa que o evento terá a participação da bailarina Rita Brandí do corpo de balé do Teatro Castro Alves de Salvador.


Participam da conferência os municípios de Caatiba, Firmino Alves, Ibicuí, Iguaí, Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maiquinique, Nova Canaã, Potiraguá, Santa Cruz da Vitória e Itororó que sedia a conferência.


Itororó é um dos 22 dos 417 municípios baianos a contar com secretaria de Cultura, e tem se notabilizado pela realização de ações na área cultural entre os municípios regionais. Recentemente a secretaria promoveu uma oficina de dança com 80 participantes ministrada pela bailarina Rita Brandí, que agora retorna para a conferência.


RESULTADOS

O município também contabiliza resultados com o Festsol- Festival da carne de sol de Itororó-a festa junina considerada a maior já realizada no município e uma das melhores da Bahia. O município realizou ainda a festa do dia 22 de agosto dia da cidade, com um tributo a "Raul Seixas-20 anos sem o maluco beleza" com a apresentação de cover do famoso cantor baiano.


    A secretaria também não deixou passar em branco o Dia da Poesia com a realização de um concurso, "onde procuramos estimular a criatividade", disse o secretário. Uma das próximas ações de Ramos é a organização do arquivo público na Casa do Festsol. Ele vem buscando peças históricas para organizar o acervo.

Quem Dança Faz Gol


A realização da oficina "Quem dança faz gol", em Itororó ministrada bela bailarina e coreografa Rita Brandí foi programada inicialmente para 20 pessoas, mas devido a procura foi ampliada para 80. A bailarina trabalhou a expressão corporal, mostrando as possibilidades de exploração do corpo. "A oficina proporcionou a nossos jovens a dançarem e se expressarem melhor", disse o prefeito Adroaldo Almeida (PT).