Cultura

FESTIVAL NACIONAL DE TEATRO INFANTIL REÚNE DEZENAS DE ATORES EM FEIRA

Vide
| 04/10/2009 às 20:25
Final de semana movimentado em Feira de Santana com o FENATIFS
Foto: ACM

   Todos concentrados no Centro Universitário de Cultura e Arte (CUCA) neste final de semana, em Feira de Santana. Cada um com sua fantasia e a mesma expectativa: fazer uma abertura com contagiante alegria! Esse foi o sentimento compartilhado entre os mais de 300 participantes, entre crianças e adultos, no cortejo de Bonecos Gigantes da Turma do Biribinha que deu as boas vindas ao 2º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana (FENATIFS). O evento, que consolida a cidade como centro fomentador do teatro infantil, acontece até o dia 12 de outubro, reunindo mais de 30 montagens do todo Brasil no segundo maior município do estado.


  "Foi uma alegria imensa ver nossas crianças tão engajadas e animadas, anunciando a abertura da segunda edição deste importante Festival. Esperamos que não só elas, mas toda a comunidade feirense e visitantes possam prestigiar e fazer parte destes 10 dias de evento", festeja Elizete Destéffani, coordenadora do Fenatifs. Partindo do CUCA, as crianças desfilaram pelas ruas, acompanhadas pelo trenzinho da alegria, até a Praça Municipal, onde foram bem recebidas pelo palhaço Biribinha.


Lá, o patriarca da Turma do Biribinha, de Alagoas, abriu as cortinas do palco da Praça apresentando o espetáculo Um Conto Mágico de Circo. "Para nós é uma honra abrir o Festival contando de forma verdadeira e lúdica a história do picadeiro e de seu principal personagem, o palhaço. Eu e toda minha família, incluindo meu caçula de quatro meses, o palhaço mais novo do Brasil, estamos animados e temos certeza que esta edição será ainda mais enriquecedora", diz o Biribinha.


Além disso, o público também prestigiou apresentação de montagens de alunos e grupos de escolas e instituições de Feira de Santana e seus distritos na Mostra Jovens Talentos. "Essa categoria é inédita e visa contemplar e estimular jovens de até 21 anos que fazem teatro, mas não tem oportunidade de mostrar seu trabalho", explica Henrique Motté, Diretor de produção da Cia Cuca de Teatro.

O ingresso para os espetáculos da Mostra Jovens Talentos e Mostra Talentos Mirins podem ser trocados por um quilo de alimento não perecível, que serão doados à Campanha Ganhe Um Sorriso, da TV Subaé, filiada da Rede Globo.


A temporada continua


A programação continua com apresentação de espetáculos da Mostra Talentos Mirins e o esperado workshop de Mímica Clássica (Pantomima). Ministrado pelas especialistas Lene Bastos, Jô Rodrigues e Natália Lopes, da Cia Luis Louis, de São Paulo, a oficina visa potencializar e desenvolver, nos participantes, um novo modo de expressar através da linguagem gestual para a atuação no clown, na dança, na performance ou no teatro convencional. "Na Pantomima, o indíviduo atua em silêncio total. O corpo que fala. Exigi muita técnica, pois cada gesto é milimetricamente pensado para que haja total compreensão do público, somente através da expressão corporal", explica Natália Lopes, uma das ministrantes da oficina. O workshop de Mímica Clássica acontece a partir das 14h até as 18h, no Teatro do Cuca, em Feira de Santana.




DESTAQUES DA PROGRAMAÇÃO

 

Segunda-feira (5/10):

Oficina: A Ludicidade no Teatro Para e Com Crianças – Única oficina do Festival especialmente voltada para crianças, pretende desenvolver a sensibilidade da garotada, aflorando o espírito coletivo e lúdico da brincadeira usada como ferramenta para construção da arte. Ministrada por atores da Cia. Do Abração (PR) e arte educadores, a oficina vai compartilhar a vivência do trabalho realizado com o Grupo de Pesquisas Cênicas da Cia. Do Abração que utiliza técnicas corporais lúdicas de contação de história e animação de objetos.


Público – Alvo: Crianças e adolescentes de 08 a 13 anos.

Horário: das 14h às 17h, no CUCA.


Terça-feira (6/10)

Oficina: A Arte do Palhaço - Ministrada pelo palhaço espanhol Pepe Nunez, o curso será um espaço e um momento de experimentação direcionada à descoberta do próprio Clown, palhaço que há em cada um. Tem o objetivo de promover, nos participantes, o reconhecimento, aceitação e aproveitamento das zonas errôneas frágeis e ridículas de cada um, transformando-as em situações cômicas. De ensinar a arte de transformar situações normalmente ridículas, em momentos engraçados.


Público Alvo: Atores, clowns e interessados na arte do palhaço. Idade mínima de 18 anos.

Horário: De 13h às 17h. Local: CUCA


Para conferir a programação completa do 2º Festival Nacional de Teatro Infantil, os interessados podem acessar o site http://www.ciacucadeteatro.com.br/ ou ligar para (75) 3491-8992.