Cultura

LANÇAMENTO EDUFBA: LIVRO SOBRE SUCESSO DAS ESTRELAS DO CARNAVAL

vide
| 29/09/2009 às 23:03
Dia 3, no Palacete Rodin, às 18h
Foto:

O livro As donas do canto: o sucesso das estrelas-intérpretes no Carnaval de Salvador apresenta um estudo sobre as estrelas da Axé Music, a música do Carnaval da capital baiana. De autoria da pesquisadora e cantora Marilda Santanna, que investiga a participação dessas estrelas-intérpretes na construção de um tipo de representação da sociedade baiana, a obra será lançada neste sábado, dia 3 de outubro, às 18 horas, no Palacete das Artes Rodin Bahia (Graça). Na ocasião, o livro será vendido com 50% de desconto no valor da capa, com preço promocional de R$ 30,00.


Esta versão abordada no livro, que alcançou visibilidade nas últimas décadas, vem sendo chamada, tanto na mídia como no próprio campo acadêmico, de baianidade. Toma-se como origem da participação destacada dessas artistas na cena do Carnaval a tradição construída em torno do tipo da baiana, que se pode observar desde o século XIX na literatura escrita no Rio de Janeiro e principalmente no teatro de revista e no cinema do século XX.

A pesquisa ressalta a participação especial destas artistas no Carnaval e traça a continuidade entre aquele período e o período atual. No âmbito da cidade do Salvador – mais particularmente, do seu Carnaval -, a partir da segunda metade da década de 1980, constitui-se um novo modelo de organização das práticas artísticas, contribuindo para uma nova configuração da indústria da música e do Carnaval e oportunizando o aparecimento da intérprete-estrela neste ambiente.

Esta nova configuração se verifica em três perfis: Daniela Mercury, Margareth Menezes e Ivete Sangalo. Analisa-se pormenorizadamente a trajetória de cada uma destas estrelas-intérpretes, no sentido de identificar os elementos constitutivos do seu êxito. Fundamentalmente, trata-se da capacidade de estabelecer-se enquanto autoras e gestoras de suas carreiras.


Marilda Santanna é Licenciada em História, Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade Federal da Bahia. Cantora e performer, tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música e Artes Cênicas e Cultura e Identidade. É professora do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências (IHAC-UFBA) e do programa multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade – Pós-Cult.