Cultura

JOACI GÓES ASSUME CADEIRA DO VISCONDE DE CAIRU NA ACADEMIA DE LETRAS

Vide
| 25/09/2009 às 13:06
O empresário Joaci Góes no momento em que chegou ao salão nobre da ALB
Foto: Divulgação
 Tomou posse na Academia de Letras da Bahia, o empresário e escritor Joaci Góes, na vaga do professor Pedro Maciel Maia, que faleceu em 8 de janeiro de 2008. Ele recebeu o diploma das mãos do escritor João Ubaldo Ribeiro, seu amigo pessoal, e ex-redator chefe da Tribuna da Bahia.

Em seu discurso, o novo acadêmico falou da honra de ter um amigo de muitos anos como João Ubaldo Ribeiro, reconhecido no Brasil como um dos maiores romancistas da atualidade. Ele também destacou a responsabilidade de estar ocupando a cadeira nº 7 da entidade, cujo patrono é José da Silva Lisboa, o visconde de Cairu, ocupada por figuras maiores da inteligência brasileira, a exemplo de Pedro Maciel Maia, que morreu em 8 de janeiro do ano passado e será substituído por Góes.

Os livros de Joaci Góes são "A inveja nossa de cada dia, como lidar com ela", "Anatomia do ódio na família, no trabalho e na sociedade" e "A força da vocação no desenvolvimento das pessoas e dos povos".

Estavam presentes o ministro da Integração Nacional, Gedel Vieira Lima, o presidente da Academia de Letras da Bahia, Edivaldo Boaventura, a desembargadora Silvia Zarif, do TJ, a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Lealdina Torreão, os desembargadores Carlos Cintra e Sara Brito, Fernando Schmidt, chefe de gabinete do governador Jaques Wagner, Leonel Maia, chefe de gabinete do prefeito João Henrique, e o presidente do Tribunal de Contas da Bahia, Manuel Figueiredo Castro.