Cultura

SETEMBRO TEM SOM METÁLICO RUMPILLEZZ, FRED DANTAS E REGINALDO NO PELÔ

Vide
| 05/09/2009 às 14:00
Com nova iluminação no Pelourinho o mês de setembro está reservado às orquestras
Foto: Ivan Baldivieso
O ritmo e a originalidade das orquestras contemporâneas continuam agitando a programação do Pelourinho durante o mês de setembro. O Programa Pelourinho Cultural, da Secretaria de Cultura da Bahia, leva ao palco do Largo Pedro Archanjo o que há de melhor na música instrumental da Bahia. As orquestras Rumpilezz, Fred Dantas, Zeca Freitas e a do Maestro Reginaldo integram a programação e prometem embalar as noites de baianos e turistas no Centro Histórico de Salvador. O público confere de graça todas as apresentações.


A primeira orquestra a subir ao palco do Largo Pedro Archanjo é a Rumpilezz, do maestro Letieres Leite. A apresentação faz parte do festival "Tudo é Percussão 2" - evento que acontece entre os dias 8 e 11 de setembro no Pelourinho - na próxima terça-feira, a partir das 18h. O show faz parte de um dos principais eventos percussivos do país que chega à sua segunda edição.

O maestro Letieres Leite conta que o público acompanhará uma apresentação didática sobre a musicalidade e o processo de composição do grupo. "A Rumpilezz tem todas as suas músicas fortemente conectadas com o ritmo. A nossa sonoridade tem como suporte essencial a percussão e o sopro", revela. Letieres afirma também que sua orquestra tem como forte característica a tradição rítmica, sendo fiel às sonoridades originárias do candomblé e dos sons de rua. O detalhe e a inovação ficam por conta dos arranjos", completa.


A orquestra do Maestro Fred Dantas, uma das mais aguardadas pelo público, sobe ao palco do Largo Pedro Archanjo no dia 12 de setembro, às 21h, e apresenta o show "O Triunfo de Claudete Macedo".  A apresentação é uma homenagem à sambista e moradora do Centro Histórico que compôs junto com Zé Pretinho a famosa canção Flor de Laranjeira. Além da participação de Claudete, o público poderá conferir os grandes sucessos de Riachão, Batatinha, Zé Pretinho, Valmir Lima, dentre outros. "Claudete é uma grande artista, que fez enorme sucesso, sobretudo, no interior da Bahia. Ela foi responsável por mostrar ao mundo a rica cultura deste Estado", conta Fred Dantas.


No dia 19 de setembro, a partir das 21h, um grande baile toma conta do Largo Pedro Archanjo com a Orquestra Xangô, do maestro Reginaldo. No repertório, diversos ritmos como jazz, fox, blues, tango, salsa e MPB enchem de brilho o Centro Histórico de Salvador. "Esta iniciativa do Pelourinho Cultural é fundamental para manter viva as tradicionais orquestras. Os clubes desapareceram, mas o público apaixonado pelas danças de salão continua aí", revela o maestro Reginaldo.


A orquestra do maestro e multi-instrumentista Zeca Freitas encerra a programação de setembro com o seu projeto de orquestra popular, que acontece no dia 26 de setembro, às 21h. Para Zeca Freitas, o grande diferencial de sua orquestra é a participação do público nas apresentações e a liberdade dada aos músicos para inovar e improvisar. 


SERVIÇO


Orkestra Rumpilezz - Dia 08 de setembro, no Largo Pedro Archanjo, às 18

Orquestra Fred Dantas - Dia 12 de setembro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h

Orquestra Xangô - Dia 19 de setembro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h

Orquestra Zeca Freitas - Dia 26 de setembro, no Largo Pedro Archanjo, às 21h