Cultura

IGREJA DO BOM JESUS TABOQUINHAS DE ITACARÉ CELEBRA JUBILEU DOMINGO

Vide
| 28/08/2009 às 14:15
A Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas nasce de uma promessa em Bom Jesus da Lapa
Foto: Karoline Vital
      "A alegria de ser discípulo de Cristo numa igreja jubilar"  é o tema central da festa dos 60 anos da Igreja de Bom Jesus, do distrito de Taboquinhas, a 26 quilômetros de Itacaré. Realizadas entre os dias 27 e 30 de agosto, as comemorações contam com atividades religiosas, culturais e artísticas. "Esperamos que os membros da comunidade celebrem com muita alegria o sexagésimo aniversário da igreja. Afinal, todos fazem parte da história", disse o Padre Eliseu Santos, sacerdote da Paróquia São Miguel Arcanjo.

           
         A comemoração dos 60 anos da Igreja de Taboquinhas começou com o Tríduo Comemorativo - festa eclesiástica que dura três dias - realizado de quinta-feira a sábado, às 19 horas. Com ações que abrangem visitas às famílias, confissões, celebrações e encontros com jovens, catequistas e profissionais da educação, a iniciativa abordou os seguintes sub-temas: "A Igreja alicerçada na fé apostólica", "A Igreja, coluna e sustentáculo da verdade" e "A igreja jubilar é alegre e profética: de comunhão e participação".

         
       Após as atividades do Tríduo Comemorativo, foram programados shows musicais, apresentações de danças e teatro, a partir das 21 horas. Para animar esta sexta-feira (28), foi convidado o grupo paulista "Cantores de Deus". No sábado (29), os destaques serão Padre Cristo e a banda Restauração.

    
        O ponto alto da celebração do Jubileu será no domingo (30), com alvorada festiva às 5h, anunciando o grande dia de festa. Às 10h, haverá Solene Celebração Eucarística e, às 11h30min, inauguração do Memorial do Jubileu, com apresentação da Filarmônica de São Miguel e Fanfarra de Itacaré (Faita). O encerramento das comemorações contará com apresentações de grupos locais.


            As atividades comemorativas dos 60 anos da Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas contam com o apoio da Prefeitura de Itacaré. Segundo o prefeito Antônio de Anízio, "além de ser uma festa religiosa, o aniversário da igreja é um marco histórico para o município".


Fruto de uma
graça alcançada


A Igreja de Bom Jesus de Taboquinhas foi construída a partir de uma promessa feita por Juvenal Figueiredo Sampaio, na década de 1920. Acometido de um eczema na perna, ele se comprometeu a ir à cidade de Bom Jesus da Lapa, caso fosse curado. "Meu pai teve sua graça alcançada e reuniu uma turma de amigos. De lá, trouxe uma imagem de Bom Jesus e assumiu a responsabilidade de edificar uma igreja", informou seu filho Francisco, de 83 anos.

           
Antes de Juvenal trazer a imagem de Bom Jesus da Lapa para Taboquinhas, o padroeiro do distrito era São João. Naquela época, não havia templo e as celebrações aconteciam nos lares. Antes da atual edificação, foi construída uma capela simples e pequena, no local onde funciona o almoxarifado.


 Para construir a Igreja do novo padroeiro, a comunidade se uniu e todos buscaram recursos para as obras. "O povo fazia a chamada esmola de santo, que era a arrecadação de donativos. Cada um colaborava como podia e alguns fazendeiros doavam até sacos de cacau", explicou Francisco.

A primeira etapa da construção foi terminada em 1943, quando a imagem de Bom Jesus foi transferida da capela até a atual Igreja. O acabamento foi concluído em 1949, época datada na fachada. Alguns bancos também foram doados e trazem os nomes dos seus benfeitores gravados nos encostos.