Cultura

OLODUM REALIZA SEMINÁRIO SOBRE REBELIÕES DA POPULAÇÃO ESCRAVA

vide
| 18/08/2009 às 07:10

A Escola Olodum realiza em Salvador nos dias 25, 26 e 27 de agosto (terça à quinta), o Seminário "Rebeliões da População Escrava e da Plebe Livre no Brasil - aplicações da lei 10.639/03".

O evento conta com o patrocínio exclusivo da Petrobras e ocorrerá no Auditório do Museu Eugênio Teixeira Leal, Rua do Açouguinho s/n  Pelourinho, das 14 às 18 horas, sendo voltado para profissionais da área da educação formal e não-formal, diretores e coordenadores da rede estadual e municipal de ensino, de escolas particulares e do movimento negro organizado.


Totalmente gratuito, o seminário tem a finalidade de fortalecer o debate nacional acerca das discussões voltadas para a implementação da Lei 10.639/03, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Ensino Fundamental e Médio. O encontro visa orientar profissionais de educação a trabalharem as rebeliões escravas e da plebe livre em sala de aula, esclarecendo dúvidas sobre como aplicar a inclusão do tema no cotidiano escolar.


O evento celebra ainda os 211 anos da Revolta dos Búzios, mostrando como essa e outras rebeliões, como Cabanagem, Balaiada, Lanceiros Negros, Levante dos Malês e a Revolta da Chibata, contribuíram para o fortalecimento da cidadania no país.