Cultura

IGREJA SENHORA SANTANA RECEBE R$3.2 MILHÕES BNDES PARA RESTAURAÇÃO

vide
| 18/08/2009 às 17:27
Localizada no bairro Nazaré, centro Salvador, a paroquia Santana é uma das mais antigas
Foto: Arquivo

  Na próxima quinta-feira (20), a Paróquia do Santíssimo Sacramento e Sant'Ana assina contrato no valor de R$ 3,2 milhões com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico Social) para a restauração física interna e externa da igreja.

 O contrato faz parte das ações desenvolvidas pela igreja dentro do Movimento Salve Sant´Ana, que prevê a recuperação completa da igreja até 2010, quando se completam 250 anos de um dos principais acervos históricos e religiosos do estado.

  A cerimônia vai acontecer às 8h30min no interior da igreja, com a presença do cardeal Dom Geraldo Majella, do Administrador Paroquial da Igreja de Sant´Ana, padre Abel Pinheiro, do secretário estadual de Cultura, Márcio Meireles, da gerente do Departamento de Cultura e Entretenimento e Turismo do banco, Teresa Cosentino e da técnica Mônica Esteves de Carvalho.

  O valor do contrato será aplicado na restauração do pavimento da igreja, na construção de uma capela para o Santíssimo Sacramento, na requalificação da rede hidráulica e elétrica, construção de banheiros, instalação de um elevador e uma nova iluminação da paróquia, interna e externa, inclusive de caráter cênico.

  "Estamos muito felizes com este momento, que coroa a luta de muitas pessoas pela revitalização desta obra tão importante da nossa cidade", disse o coordenador do Movimento Salve Sant´Ana, padre Abel Pinheiro.

   PORTAS FECHADAS

  Em 2005, as portas da igreja foram fechadas pelo risco de desabamento do telhado. Com o auxilio do governo e da comunidade, foram arrecadados recursos que permitiram reabrir a igreja com o telhado refeito. O projeto de restauração foi aprovado pelo Ministério da Cultura e do Iphan, sendo enquadrado na esfera cultural pela Lei Rouanet. O projeto foi desenvolvido pelo arquiteto Luiz Humberto de Carvalho e pelo engenheiro elétrico Thales de Azevedo.


  Durante o evento o secretário Márcio Meireles vai entregar oficialmente para a igreja o altar restaurado de São Benedito, danificado em 2007, por um homem com perturbações mentais. Esta restauração havia sido uma promessa feita pelo secretário aos paroquianos de Sant´Ana, na época consternados com o ocorrido.


  As obras de reforma iniciarão, segundo o padre Abel Pinheiro, no próximo dia 5 de setembro, e devem ser concluídas em um ano e meio, a tempo dos festejos pelos 250 anos da igreja. Até lá, todas as atividades religiosas, como missas, batizados e atendimentos, serão realizados na Igreja da Palma, no Largo da Palma, localizada atrás do quartel do exército da Mouraria.