Cultura

GRUPO AFRO-BATÁ NO PELOURINHO, SEGUNDAS, COM AFRO JHOW E NEGRA JHÔ

vide
| 15/08/2009 às 21:15
Cartaz dos espetáculos
Foto: Divulgação

Para os apreciadores da música o Pelourinho Cultural - programa do IPAC em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado, oferece uma opção. Nas próximas segundas-feiras, dias 17 e 24 de agosto, a partir das 21h, o Pelourinho vai sediar os ensaios do grupo Afro-Batá, na Praça Tereza Batista, com participações especiais de Afro Jhow e Negra Jhô. O público pode conferir de graça.

O clima descontraído dos shows já realizados pelo Afro-Batá em Salvador contagiou o público. "As pessoas saíam dos nossos shows comentando que as apresentações pareciam festas entre amigos", afirma Aloísio Menezes. "Além de mostrar o lado compositor da dupla, também fazem parte do repertório canções de Nelson Cavaquinho, Geraldo Pereira, Luiz Melodia, Seu Jorge, entre outros", ressalta. Corpo de Duas Cabeças e Afro-Batá são duas músicas inéditas, que serão apresentadas pelo grupo.


O Afro-Batá resulta da antiga parceria entre os cantores Aloísio Menezes e Portela Açúcar. Donos de vozes marcantes, os dois imprimiam singularidade em cada interpretação, ora em projetos individuais, ora no Cortejo Afro, no qual cantaram juntos por mais de nove anos.

A dupla apresenta uma proposta inovadora, em que a cultura cubana se mistura a ritmos e toques do candomblé para fazer releituras de clássicos e raridades. Essa característica está bem representada pelo nome da banda, surgido da fusão das palavras "afro", referente à África, e "batá", um tambor horizontal muito comum na África ocidental, Cuba e Haiti.