Cultura

SALVADOR SEDIA FESTIVAL LATINO AMERICANO DE TEATRO, EM SETEMBRO

vide
| 07/08/2009 às 12:04
Espetáculo "Asterión", do grupo argentino La Fábrica
Foto: DIVULGAÇÃO

  Salvador vai sediar, de 4 a 13 de setembro, a segunda edição do Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia (Filte 2009), organizado pela Carranca Produções Artísticas e pelo grupo teatral Oco Teatro Laboratório. 

A programação do festival, que forma um painel contemporâneo das artes cênicas na América Latina, conta com produções teatrais da Bolivia, Colombia, Cuba, Estados Unidos, Chile, Peru, Argentina e Equador, além das brasileiras.

O festival vai acontecer em três espaços: Teatro Vila Velha, Sala do Coro do Teatro Castro Alves e Teatro Martim Gonçalves. O Filte contará também com a participação especial do Albanta Teatro de Cádiz (Espanha) com a montagem "Flores Arrancadas a La Niebla", texto do argentino Aristides Vargas.
 
Além das apresentações de  premiados  grupos internacionais e diversos  espetáculos  inéditos em palcos baianos, a programação do Festival inclui atividades  como debates, conferências, workshops e encontros diários para troca de experiências com os  artistas participantes.


INTERAÇÃO

O Filte nasceu da necessidade de promover uma interação da expressão artístico-teatral dos países latino-americanos com o teatro brasileiro. "Estes países em sua maioria têm uma história de conquista espanhola, mas com similar processo e trajetória de miscigenação," conta o diretor cubano, radicado na Bahia, Luis Alberto Alonso. "A realização de uma mostra de trabalho teatral desta natureza nos instiga a conhecer um pouco mais de nós, brasileiros latino-americanos", afirma o ator e produtor, Rafael Magalhães, que divide a coordenação do Filte com Luis Alberto Alonso. O festival é uma iniciativa pioneira na Bahia e no nordeste.


Dentre os grupos internacionais que vão se apresentar no festival, estão o Teatro La Candelária (Colombia) , El Ciervo Encantado (Cuba), Teatro de los Andes (Bolivia), Corporação Tragaluz (Equador), Teatro Malayerba (Equador), Teatro Avante (Estados Unidos), La Fábrica Teatro (Argentina) , Cia. El Pez Soñador (Argentina)) e o convidado especial Albanta Teatro de Cádiz (Espanha). Dos grupos nacionais, Teatro Bagaceira do Ceará, Groove Estúdio Teatral, Cia Rapsódia, Fraternal Companhia, Cia Finos Trapos e Mundo Miúdo.


Durante o Festival, será publicada a primeira edição de Antologia do Teatro Latino-Americano, com textos de Cuba, Brasil, Equador, Chile, Bolívia, México e Peru. Também será publicado o livro Cenários Liminares (Teatralidade, Política e Performance em Latino-America), da Professora Doutora Ileana Dieguez, da Universidade Autônoma de México.