Cultura

NOVO LIVRO DE MARISA VIANNA DESTACA EM FOTOS O ARTESANATO DA BAHIA

vide
| 06/08/2009 às 18:37
Artesanato indígena integra o livro Artesanato da Bahia, Livraria Tom do Sabor, 11
Foto: Marisa Viana
 Bahia feita à mão. Esta é frase que se pode sintetizar o livro Artesanato da Bahia, de Marisa Vianna, publicação da P55 edições, que será lançada no dia 11 de agosto (terça-feira), a partir das 19 horas, na Livraria Tom do Saber, no Rio Vermelho.


Dividido em doze partes - artesanato indígena, mineral, bordado, cerâmica, cestaria e trançado, couro, instrumento musical, madeira, metal, releitura de materiais, renda, e tecelagem -, as fotos de Artesanato da Bahia são um documento da arte popular que é feita hoje entre nós baianos.
 
Uma arte, que no dizer do antropólogo Raul Lody é "dinâmica, atual e ao mesmo tempo memorial que vai ocupando no consumo um lugar ampliado no reconhecimento das expressões de arte, de traços e virtudes étnicas, de identificação dos povos, grupos, sociedades, indivíduos, vivendo-se o pleno reconhecimento patrimonial enquanto testemunho e exercício da tradição".


CONVIVÊNCIA

Lody, que assina o prefácio do livro, acrescenta que esta arte popular que está documentada no livro de Marisa Vianna é "tema crescente de apreciação, de análise estética, de preservação de modelos de invenção e, principalmente, na manutenção do que é funcional, atual, em uso, tendo diferentes significados para os que consomem milhares de objetos anualmente confeccionados para a casa, para a festa, para atender a fé, a religiosidade, para o corpo, para a mesa, atendendo e cumprindo muito significados". E conclui: "Essa Bahia feita à mão convive com muitos e diferentes processos de criação, de sabedoria tradicional, de reinvenção permanente, de continuidade ao ser barroco afro, a sua fé múltipla e plural".


Artesanato na Bahia, livro de Marisa Vianna ultrapassa o seu caráter de registro fotográfico na sua dimensão estética e artística para se tornar um documento cultural, um testemunho que mapeia todo o estado, em todas as suas regiões, abarcando desde a mais remota e expressiva tradição artesanal que temos, a arte indígena, passando por todas as manifestações mais conhecidas de madeira, metal, cerâmica, couro, tecelagem, renda, para chegar aos dias de hoje com os artesãos que trabalham com reciclagem de materiais, técnica que sempre foi utilizada, mas que agora possui outra dimensão diante da realidade rural ou urbana do Brasil.


Com 260 páginas, e no formato 29x31cm, Artesanato na Bahia, de Marisa Vianna, é uma publicação da P55 edições, através do patrocínio do Fundo de Cultura do Governo do Estado da Bahia.