Cultura

DEBATE SOBRE MIDIA E QUESTÃO SOCIAL EM LANÇAMENTO DE LIVRO, QUINTA

vide
| 03/08/2009 às 13:16

Um debate entre profissionais da comunicação e assistentes sociais sobre o papel da mídia marcará o lançamento do livro "MÍDIA, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL", da editora Cortez, na Bahia.


O evento, aberto ao público, acontece na próxima quinta-feira (06), às 18 horas, no auditório do Centro Cultural da Câmara de Vereadores de Salvador. O lançamento será realizado simultaneamente em mais três capitais: São Paulo, Rio de Janeiros e Belo Horizonte. 


A publicação é um mosaico de artigos inspirados na preocupação comum de profissionais que compreendem a informação como um dos direitos básicos do homem e defendem uma política pública de comunicação, democrática e transparente.

Durante o debate serão aprofundados temas como a espetacularização da violência e o sensacionalismo no rádio e na TV. O Jornal Aurora de Rua e a Rádio da Gente - do Hospital Juliano Moreira,  serão apresentados como experiências positivas de comunicação à serviço do social.


O livro levanta o questionamento sobre o papel da mídia na sociedade. "Ele questiona, por exemplo, a função dos programas televisivos que exploram com sensacionalismo a miséria humana e a violência", afirma a jornalista e assistente social

Claudia Correia, única baiana a participar da coletânea.

Em um artigo sobre os desafios da comunicação para o serviço social, a co-autora, descreve os processos de comunicação como uma das importantes ferramentas do serviço social.   "Por outro lado, a publicação chama a atenção dos assistentes sociais, para a que conheçam e se apropriem dos instrumentos de comunicação na rotina de promoção da cidadania", destaca Correia.


Promovido pelo Sindicato dos Jornalistas (Sinjorba) e pelo Conselho Regional de Serviço Social (CRESS BA - 5ª Região), o lançamento reunirá profissionais, professores e estudantes de Comunicação e Serviço Social, pesquisadores, políticos e profissionais da mídia local. Como convidada de honra, a jornalista e escritora Suzana Varjão apresentará um painel sobre "o impacto da palavra na construção da ordem e da desordem social".