Cultura

GALERIA ARTE WALTER MOREIRA REABERTA EM ITABUNA P/ FESTIVAL MULTIARTE

vide
| 31/07/2009 às 18:07
Alunos do Instituto de Flauta Carlos de Oliveira participaram do evento
Foto: Vinicius Borges
  (Por Natália Tavares

  O último evento de comemoração do aniversário de Itabuna, aconteceu quarta-feira (29), na praça Olinto Leone, com a reabertura da Galeria de arte Walter Moreira promovida pela Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (Ficc).

  A reinauguração do ponto cultural tem como objetivo resgatar um importante espaço cultural, onde serão realizadas exposições de artistas plásticos e oficinais culturais para crianças.


  Participaram do evento o Instituto de Flauta Carlos de Oliveira, além de secretários municipais, vereadores, artistas plásticos e o público itabunense. No local já estão expostos telas da artista Waldirene Borges, que será a coordenadora da galeria.

Durante a solenidade, o vice-prefeito e também secretário da Saúde, Antônio Vieira, destacou a reinaguração da galeria e a realização do festival Multiarte, realizados pela Ficc, como ações de valorização da arte. 

  "Essas ações resgatam a cultura da nossa terra e da região, quando oferece um espaço para os artistas apresentarem seu trabalho" afirmou. Ele ainda ressaltou a atuação do prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, que se preocupa com as questões culturais da cidade e apoia realizações que fortaleçam a arte itabunenese e regional.


  O presidente da Ficc, Cyro de Matos, complementou afirmando que o prefeito trata a cultura também como uma possibilidade de promover a inclusão social.

Para Cyro, o quiosque será um espaço para os artistas exporem seus trabalhos. "Vamos dá oportunidade aos artistas emergentes mostrarem seus talentos e oferecer mais visibilidade e reconhecimento aos consagrados". Ele acrescentou que nos fins de semana as crianças poderão participar de oficinas, ministradas por Waldirene Borges. "O objetivo desse projeto é incentivar a formação de novos talentos" disse.


Homenagem


A galeria também representa uma homenagem ao artista Walter Moreira, já falecido, que tanto retratou a região cacaueira, descrevendo em suas telas o universo socioeconômico, as cores da terra, as ruas, praças, o povo itabunenese, ou seja, ele apresentou através da arte a evolução histórica da cidade.


Estiveram presentes no evento, a viúva do artista Cecília Moreira e a filha Elisabete Moreira, que falou sobre o amor de Walter a Itabuna e também sobre sua arte que tinha como uma das principais características, a capacidade de personificar a cidade e toda a região cacaueira. "Parecia que Itabuna era um ser humano, porque ele sofria e sorria por Itabuna, era um amor inesplicável". Ela lembrou que Walter Moreira tinha uma ligação histórica com Itabuna, já que ele era descendente de Félix Severino de Oliveira, um dos desbravadores das terras grapiúnas.