Cultura

ESPETÁCULO CHARANGA DE LIXO TEM APRESENTAÇÃO ÚNICA NO PELOURINHO

Vai ser na quinta-feira, 16
| 15/07/2009 às 16:15
Instrumentos musicais do Lixaranga, no Pelourinho nesta quinta-feira, 16
Foto: Udi Grudi

Lixaranga, o espetáculo de rua do grupo Udi Grudi (DF) será encenado, pela primeira vez em Salvador, com apoio do Programa Pelourinho Cultural (Ipac/Secult), nesta quinta (16), às 19h, gratuitamente, no Terreiro de Jesus - Pelourinho.

A peça, uma charanga cênica, é formada por uma banda pra lá de especial que, segundo os produtores, "parecem alienígenas ou desertores do exército de Brancaleone".


No espetáculo o lixo se transforma em instrumentos musicais e o repertório é alegre com rítmos brasileiros e latinos variados como; samba, baião, frevo, bolero, e marchinhas carnavalescas. Alguns dos instrumentos de percussão foram construídos em PVC, utilizando a técnica centenária de bandas cabaçais, da região do Cariri, no nordeste brasileiro.


"Lixaranga, é uma charanga feita de lixo", resume o produtor Marcelo Bereh, que é também um dos clowns fundadores do Circo Teatro Udi Grudi, tendo participado em todas as suas atividades desde sua fundação em 1982.

Fez mestrado em Circo pela Universidade de Londres e foi professor de circo da rede publica durante 25 anos. Sobre a música produzida no espetáculo, Marcelo resume: "Fazemos um samba diferente do que é feito em Salvador, numa charanga candanga", explica Bereh.

ESPETÁCULO

O espetáculo foi criado pela mesma equipe responsável pela peça O Cano, o grande sucesso internacional da companhia Udi Grudi. Lixaranga tem a direção de Leo Sykes e conta com presença cênica de Marcelo Bereh, Luciano Porto e Márcio Vieira, este último responsável pela criação dos instrumentos utilizados na peça. Conta também com a supervisão musical e treinamento rítmico de Nonato Veras.

Os figurinos e adereços foram desenhados pelo próprio grupo e são todos confeccionados com sucata e materiais nada convencionais como canos de PVC, embalagens tetraplac, latas, etc.  

Além da peça teatral de rua, o Programa Pelourinho Cultural (Ipac/Secult) também está apoiando uma outra realização da "Mostra Comemorativa Udigrudi 25 anos":  a Oficina de Construção de Instrumentos Musicais, que acontece nas próximas segunda (20), terça (21) e quarta (22), das 09h às 13h, na praça Tereza Batista - Pelourinho. O curso será ministrado por um dos integrantes da Lixaranga o engenheiro e musicólogo Márcio Vieira. A inscrição custa R$50.